Noticias
INSATISFAÇÃO: Procon de MT aponta má prestação de serviço e cobra melhorias da Energisa
05 de Novembro de 2019 as 06h 30min

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com
Continua por todo o estado os debates referentes ao serviço prestado pela concessionária Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso.
Na sexta-feira passada (01), o Procon de Mato Grosso esteve presente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na cidade de Rondonópolis para apresentar dados atualizados das reclamações contra a concessionária, como também, o apontamento de medidas de proteção ao consumidor que precisam ser adotadas.
De acordo com o órgão de proteção do consumidor, apenas no mês de outubro, foram registradas 1.779 reclamações contra a Energisa, isso apenas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Pela plataforma consumidor.gov.br 301 reclamações foram registradas. Ao todo são 2.080 neste período, o que totaliza quatro vezes mais do que a média dos meses anteriores.
Cerca de 80% dessas reclamações são referentes à cobrança feita de forma indevida ou até mesmo abusiva. Resultado da falta de leituras efetivas nas unidades consumidoras. Ou seja, sequências de meses faturados por estimativa que resultam em acúmulo de consumo, que depois é cobrado em uma única fatura.
Para a secretária adjunta do Procon-MT, Gisela Simona, fatos como esses se classificam como má prestação de serviço. “Com o acúmulo em uma única fatura o consumidor acaba pagando mais ICMS, pois a cobrança do imposto é escalonada: quanto mais quilowatts-hora maior a alíquota. O consumidor também acaba pagando mais pela bandeira tarifária - acrescida a cada 100 quilowatts-hora - caso no mês do acúmulo esteja vigorando as bandeiras amarela ou vermelha”, apontou.
Para o deputado Thiago Silva (MDB), vice-presidente da CPI da Energisa na ALMT, essas audiências pelo estado são importantes para ouvir da população suas reclamações. “A partir disso vamos buscar soluções, vamos fazer nosso trabalho e encaminhar para a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica ] e demais órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências”, afirmou o parlamentar.
À LUZ DE VELAS
Um dia antes, na quinta-feira (31), outra audiência pública foi realizada, dessa vez na cidade de Porto Esperidião. Os vereadores do município requereram a audiência para discutir a CPI da Energisa, mas um fato inusitado ocorreu, por ironia do destino, a Câmara Municipal que recebeu a audiência ficou sem luz durante a sua realização, obrigando vereadores, deputados estaduais e população a realizar a audiência pública à luz de velas.
O deputado Elizeu Nascimento (DC), apontou o fato como um descaso da concessionária. “Aqui conseguimos ver a falta de responsabilidade da empresa. Estamos realizando essa audiência pública sem luz. Através do clamor social chegamos até a CPI, tenho escutado tantos depoimentos, que é preocupante, têm pais de famílias que estão sem saber se come ou paga energia porque o aumento foi exorbitante. Eu abracei essa causa a pedido do povo e nós levaremos com muita seriedade essa CPI”, ressaltou o deputado Elizeu Nascimento.
Veja Mais
Suspeito de envolvimento em assalto a bancos com reféns no MT é preso após 12 anos
Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 05h 11min
Mato Grosso dá início à colheita da segunda safra nacional de milho
Publicado em 20 de Junho de 2025 ás 18h 17min
Diamantino: caminhoneiro tem mal súbito, bate em mais de 10 veículos e morre
Publicado em 20 de Junho de 2025 ás 17h 41min