Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

INSS e Caixa suspendem venda de seguro ligado ao crédito consignado

12 de Novembro de 2025 as 12h 48min

Subsidiária do banco restituirá valores cobrados acima do limite – Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Seguridade, subsidiária da Caixa Econômica Federal, firmaram um acordo para suspender a venda do seguro prestamista vinculado às operações de crédito consignado oferecidas a aposentados e pensionistas.

Conhecido como “proteção financeira” ou “seguro vida prestamista”, o produto é atrelado ao empréstimo e cobre o saldo devedor em caso de morte, invalidez ou outras situações previstas em contrato. Segundo o INSS, a medida busca garantir a proteção dos beneficiários e a regularidade na concessão do crédito consignado.

Pelo termo de compromisso, a Caixa Seguridade comprometeu-se a: suspender temporariamente a oferta do seguro prestamista; impedir a vinculação comercial entre o crédito e o seguro; manter a liberação do consignado sem exigência de contratação de seguro; aguardar a conclusão de processo administrativo para restituir seguros cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas; respeitar o limite de contratação de até 1,6 vez a renda mensal do benefício; restituir os valores emprestados acima do limite de contratação; e informar ao INSS, a cada 60 dias, o andamento das restituições.

A suspensão valerá por 30 dias ou até a conclusão do processo administrativo que analisará possíveis irregularidades na cobrança do seguro. Em nota, o INSS afirmou que o acordo “visa assegurar a defesa dos interesses dos beneficiários e a observância integral da legislação na contratação do crédito consignado”.

A Caixa Seguridade informou que entende estar em conformidade com as normas vigentes, mas aceitou a suspensão “para avaliar a adequação dos procedimentos e colaborar com o processo de apuração”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min


4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min


PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1696 - 16/12/2025