Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 06 de Maio de 2025

Noticias

Instituto Lixo Zero realiza auditoria em escolas de Sorriso

29 de Novembro de 2023 as 14h 27min

4 escolas desenvolvem ações para zerar geração de resíduos no Município – Foto: Divulgação

Olhos atentos, check list sendo rigorosamente preenchido, ações conferidas em detalhes. Nesta semana, a Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, em Sorriso, passou pela auditoria feita equipe do Instituto Lixo Zero. O objetivo? Avaliar se a Leôncio, assim como as outras três unidades escolares da rede municipal que implantaram ações com o objetivo de eliminar a geração de lixo, podem ostentar o título de “Escola Lixo Zero”.

“A gente pode constatar que realmente existem boas práticas sendo realizadas na escola, é visível o comprometimento dos gestores, professores e equipe de limpeza, todos engajados e organizados”, adiantou a auditora Tatiana Alvarez Vian, que igualmente destacou o empenho dos alunos no processo. “O resultado visto foi melhor que o esperado”, completou. Junto com ela, o auxiliar Milton Mauad, da empresa de auditoria Co.circular, que presta serviço ao Instituto Lixo Zero.

Os auditores, acompanhados pelo coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, e por demais integrantes do programa, seguiram para a Escola Papa João Paulo II. Ontem (28), passaram pela avaliação a Escola Matilde Zanatta Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro, e o Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso.

Ao todo, participam da iniciativa 2.001 alunos e 85 funcionários, totalizado 2.086 pessoas sendo sensibilizadas com a verdade que “não existe um planeta B”. A rotina escolar destas unidades foi alterada em todos os detalhes.

As lixeiras que antes recebiam “de tudo” foram trocadas por pontos de coleta de recicláveis e os resíduos de alimentos agora alimentam os biodigestores que funcionam nas unidades, convertendo o que viraria lixo em gás de cozinha para produzir merenda escolar e em adubo para as hortas. Os copos descartáveis fazem parte do passado e a nova forma de “ser” escola inclui a utilização de copos, canecas e garrafinhas laváveis e, portanto, reutilizáveis.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova tabela do IR entra em vigor

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 16h 08min


Impacto do tarifaço de Trump ainda será sentido

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 08min


Consórcio apresenta proposta de R$ 155,1 mi para conclusão de obras do BRT

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 03min


Jornal Online

Edição nº1538 - 07/05/2025