Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Abril de 2025

Noticias

Instituto prevê nova onda de calor nos próximos dias

13 de Dezembro de 2023 as 05h 43min

Em outubro, termômetros de rua registraram 45°C em Cuiabá – Foto: Divulgação

A MetSul Meteorologia está projetando a chegada de uma nova onda de calor ao Brasil, incluindo Mato Grosso, para o fim desta semana, trazendo temperaturas máximas na casa dos 40°C.

O instituto ressalta que essas temperaturas em Mato Grosso são geralmente registradas entre o fim do inverno e início da primavera, ou seja, entre agosto e outubro, e não são normais para o mês de dezembro, quando as chuvas não deixam que as temperaturas cheguem aos 40°C.

Essa massa de ar muito quente, porém, vai trazer temperaturas muito acima dos padrões desta época do ano para todo Centro-Sul do Brasil. O pico do calor deve ser no próximo sábado (16).

Se a previsão se confirmar, esta deve ser a quarta massa de ar quente que atinge Mato Grosso nos últimos quatro meses. Especialistas dizem que esse calor fora do normal é consequência do fenômeno El Niño, que deixa as águas do Oceano Pacífico mais quentes, afetando o clima e o regime de chuvas sobre quase todo o planeta.

Em Mato Grosso, Cuiabá registrou seu recorde histórico na onda de calor de outubro, quando os termômetros marcaram 44,2°C no dia 19. Em meados de novembro, outra onda de calor atingiu a cidade sem quebrar o recorde da anterior, mas com uma duração maior, elevando o desconforto térmico da população e exigindo atenção com os mais vulneráveis.

Nesta massa de ar quente não devem ser registradas temperaturas tão elevadas como nas ondas anteriores, porém elas estarão até 5°C acima da média para o mês de dezembro. A intensidade do calor deve começar a diminuir somente na próxima segunda (18).

CUIDADOS COM
A SAÚDE

A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados nessas situações de calor extremo. Se manter hidratado, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e se manter em ambientes frescos são algumas delas.

Com a situação adversa, alguns grupos considerados vulneráveis como os idosos, as crianças e pessoas com doenças crônicas precisam de cuidado especial.

A recomendação é de que crianças e idosos sejam mantidos em ambientes frescos e bem hidratados e que pessoas com condições médicas crônicas, como doenças cardíacas ou respiratórias, recebam cuidados extras durante a onda de calor.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min


Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min


Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min


Jornal Online

Edição nº1526 - 18/04/2025