Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Noticias

INTEGRAÇÃO - Guedes pensa em moeda única para o Mercosul

Em visita à Argentina na sexta-feira (07), o ministro da Economia, Paulo Guedes, acenou com a possibilidade da criação de uma moeda única envolvendo os países do Mercosul.

07 de Junho de 2019 as 17h 14min

Ministro Paulo Guedes na Argentina – Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

CLEMERSON SM - clemersonsm@msn.com

Em visita à Argentina na sexta-feira (07), o ministro da Economia, Paulo Guedes, acenou com a possibilidade da criação de uma moeda única envolvendo os países do Mercosul.

A ideia foi abordada na conversa entre os presidentes argentino e brasileiro. Bolsonaro declarou que a medida pode ser muito vantajosa para o Brasil. “De um modo geral, o país [Brasil] tem muito mais a ganhar do que perder”, declarou Bolsonaro.

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), também vê a criação de uma moeda unificada para a América do Sul como um avanço, da mesma forma que foi para a União Europeia quando da criação do euro. “Óbvio que se houver possibilidade, se é factível isso, é um baita de um avanço. A União Europeia tem sua moeda única, que é o Euro. Se nós chegarmos aqui, na América do Sul, a um passo desse, acho que seria bom para todo mundo”, afirmou.

Em contrapartida, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), colocou vários pontos de interrogação na proposta, questionando a estabilidade econômica do Brasil com essa possível medida. “Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não”, afirmou, em publicação no Twitter.

No Planalto, Mourão que assumiu a presidência devido à visita de Bolsonaro à Argentina, buscou minimizar as críticas de uma unificação econômica com países do Mercosul, principalmente a Argentina que passa por uma intensa crise, com aumento descontrolado da inflação e a desvalorização de sua moeda. Mourão tratou de dizer que a proposta ainda é embrionária, e que antes de tudo é preciso realizar estudos mais detalhados para uma união monetária com a Argentina e os demais países.

Veja Mais

Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min


Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min


Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026