Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 02 de Julho de 2026

Noticias

Integração entre agentes de saúde fortalece combate às endemias em Colíder

02 de Junho de 2026 as 12h 00min

Modelo amplia prevenção contra dengue, zika e outras doenças – Foto: Divulgação

   

A Secretaria de Saúde iniciou a implantação do modelo de atuação integrada entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), com o objetivo de ampliar a prevenção e fortalecer as ações de vigilância em saúde.

A nova estratégia foi apresentada durante encontro realizado nesta semana no campus da Unemat, com participação da secretária municipal de Saúde, Mara Lemos, da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Giseli de Oliveira Lopes, e do auditor em Saúde Pública de Paranaíta, Valdecir Correia Paz.

A proposta segue a Política Nacional de Atenção Básica e adota o conceito de “território único”, aproximando as ações da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. Com isso, os agentes comunitários passam a observar também possíveis focos de vetores e situações de risco durante as visitas domiciliares, enquanto os ACEs seguem concentrados em terrenos baldios, espaços públicos e levantamentos técnicos.

Segundo a secretária Mara Lemos, a integração torna o atendimento mais ágil e fortalece a prevenção nos bairros. “O profissional que já acompanha a rotina das famílias também consegue identificar situações ambientais que representam risco à saúde. Isso amplia o acompanhamento e agiliza as ações preventivas”, destacou.

Durante o encontro, também foi apresentada a experiência de Paranaíta, município pioneiro no país na integração entre ACS e ACE. Conforme o auditor Valdecir Correia Paz, o modelo aumentou a efetividade das ações e permitiu respostas mais rápidas diante de situações de risco.

Atualmente, o município conta com 59 agentes comunitários e 19 agentes de combate às endemias. A expectativa é ampliar a cobertura das equipes, fortalecer o monitoramento e garantir mais agilidade no enfrentamento de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Futuros engenheiros florestais conhecem o ciclo do manejo

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 12h 35min


Polícia prende investigador flagrado espancando idoso

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 11h 35min


TRE reforça cerco ao crime organizado nas eleições

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 10h 35min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026