Noticias
INTEGRIDADE: Combate a fraudes no Seguro Defeso já bloqueou R$ 58 milhões
Grupo de Trabalho criado com o objetivo de detectar, corrigir e prevenir irregularidades analisou 261 mil requerimentos do benefício
21 de Novembro de 2020 as 08h 00min
Grupo de Trabalho foi formalmente criado com assinatura de portaria conjunta - Foto: Ministério da Economia
Agência Brasil
Os primeiros resultados do Grupo de Trabalho criado com o objetivo de detectar, corrigir e prevenir irregularidades e fraudes no Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro Defeso) foram apresentados durante o Encontro de Integridade e Combate a Fraudes, promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília (DF). Com auxílio de tecnologia e monitoramento diário, foram analisados 261 mil requerimentos do benefício com o bloqueio de 55.503 parcelas de 20.189 contas, num valor total de R$ 58.000.635,00.
Outra medida já adotada foi a campanha de conscientização na segurança de senhas pessoais.
Durante o evento, ocorrido nessa quarta-feira (18), o Grupo de Trabalho composto por integrantes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, INSS, Polícia Federal, Dataprev, Secretaria de Aquicultura e Pesca e Caixa Econômica Federal foi formalmente criado com a assinatura da Portaria Conjunta n° 83/2020.
O INSS também publicou portaria que estabelece uma rotina de apuração da integridade dos dados repassados ao Instituto relacionados à concessão de Seguro Defeso. Em vez de buscar o ressarcimento, a medida visa a bloquear pagamentos indevidos antes mesmo que eles sejam efetivados. Essa verificação será feita de modo permanente pelo Grupo de Trabalho, repassado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e validada pela Diretoria de Governança, Integridade e Gerenciamento de Riscos (Digov) do INSS.
O presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que as medidas já adotadas pelo órgão no combate a fraudes resultaram numa economia de 3% da despesa anual com pagamento de benefícios. Rolim destacou que a ação foi possível devido à atuação conjunta de diversos órgãos e à Medida Provisória nº 871, convertida na Lei nº 13.846/2019, que instituiu o programa de análise de benefícios com indícios de irregularidade. “A relação institucional e o uso de tecnologia foram os grandes avanços para garantir o bom uso dos recursos públicos”, destaca.
Fonte: Agência Brasil
Veja Mais
6º Citronela Doc abre inscrições para Mostra Nacional pela 1ª vez
Publicado em 22 de Março de 2026 ás 12h 30min
5ª geração de tratores da Série A chega ao mercado com motores mais eficientes
Publicado em 22 de Março de 2026 ás 10h 32min
Estado detalha reforma tributária a empresários
Publicado em 22 de Março de 2026 ás 08h 31min
