Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 04 de Novembro de 2026

Noticias

Inteligência artificial ainda enfrenta resistência no agro

29 de Setembro de 2026 as 12h 20min

Apenas 32% das organizações adotam a tecnologia – Foto: Divulgação

A inteligência artificial (IA) avança no agronegócio, mas sua adoção ainda está longe de ser disseminada entre empresas, cooperativas e propriedades rurais. Uma pesquisa realizada pela Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio mostra que apenas 32% das organizações do setor já utilizam a tecnologia.

O levantamento aponta que 56% dos participantes ainda não utilizam inteligência artificial, enquanto outros 12% não souberam informar se a tecnologia já é empregada em suas organizações. Os números revelam um cenário em que o agronegócio reconhece o potencial da IA, mas ainda enfrenta desafios para transformar o interesse pela tecnologia em aplicações efetivas na rotina de gestão e produção.

Segundo Rodrigo Capella, diretor-geral da Ação Estratégica, o processo de transformação digital no campo ocorre em meio a uma fase de aprendizado e avaliação sobre os benefícios concretos que a inteligência artificial pode oferecer.

De acordo com o levantamento, fatores como desconfiança em relação às informações geradas pela tecnologia, custos de implementação e desconhecimento sobre as possibilidades de aplicação da IA estão entre os obstáculos encontrados pelo setor.

Capella destaca ainda que o processo de sucessão familiar no agronegócio contribui para a busca por novas tecnologias, mas a adoção da inteligência artificial exige uma análise criteriosa por parte das organizações. Apesar das barreiras, a pesquisa mostra que os profissionais do agronegócio reconhecem aplicações estratégicas para a inteligência artificial.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sinop: ação do Outubro Rosa registra 1.484 atendimentos durante horário estendido

Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 05h 13min


Combustíveis vão ficar mais caros em 2027 por decisão dos Estados

Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 04h 12min


Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica em Lucas

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1918 - 04/11/2026