Noticias
Inteligência artificial ainda enfrenta resistência no agro
29 de Setembro de 2026 as 12h 20min
Apenas 32% das organizações adotam a tecnologia – Foto: Divulgação
A inteligência artificial (IA) avança no agronegócio, mas sua adoção ainda está longe de ser disseminada entre empresas, cooperativas e propriedades rurais. Uma pesquisa realizada pela Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio mostra que apenas 32% das organizações do setor já utilizam a tecnologia.
O levantamento aponta que 56% dos participantes ainda não utilizam inteligência artificial, enquanto outros 12% não souberam informar se a tecnologia já é empregada em suas organizações. Os números revelam um cenário em que o agronegócio reconhece o potencial da IA, mas ainda enfrenta desafios para transformar o interesse pela tecnologia em aplicações efetivas na rotina de gestão e produção.
Segundo Rodrigo Capella, diretor-geral da Ação Estratégica, o processo de transformação digital no campo ocorre em meio a uma fase de aprendizado e avaliação sobre os benefícios concretos que a inteligência artificial pode oferecer.
De acordo com o levantamento, fatores como desconfiança em relação às informações geradas pela tecnologia, custos de implementação e desconhecimento sobre as possibilidades de aplicação da IA estão entre os obstáculos encontrados pelo setor.
Capella destaca ainda que o processo de sucessão familiar no agronegócio contribui para a busca por novas tecnologias, mas a adoção da inteligência artificial exige uma análise criteriosa por parte das organizações. Apesar das barreiras, a pesquisa mostra que os profissionais do agronegócio reconhecem aplicações estratégicas para a inteligência artificial.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Balança comercial tem superávit de US$ 4,28 bi até 3ª semana de setembro
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 13h 19min
Pesquisa aponta Paulo Araújo líder isolado a estadual e Juarez federal em Nova Monte Verde
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 11h 55min
Mauro Mendes nega conversa para assumir ministério com Flávio
Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 11h 21min
