Noticias
Ipea aponta deflação para as famílias de renda muito baixa
17 de Agosto de 2023 as 09h 58min

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, referente ao mês de julho.
O estudo mostra que as famílias de renda alta apresentaram alta inflacionária de 0,50%, enquanto o segmento de renda muito baixa registrou deflação de 0,28%.
No acumulado do ano até julho, as famílias de renda muito baixa possuem a menor taxa de inflação (2,2%), enquanto os domicílios de renda alta possuem a maior variação registrada (3,5%).
Os dados apontam na desagregação por grupos que os principais alívios inflacionários no mês de julho vieram dos grupos alimentos e bebidas e habitação.
No primeiro caso, uma queda expressiva dos preços dos alimentos no domicílio possibilitou uma forte descompressão sobre os índices de inflação, sobretudo para as famílias com rendas mais baixas, devido ao peso desses itens em suas cestas de consumo.
As principais quedas de preços registradas foram: cereais (-2,2%), carnes (-2,1%), aves e ovos (-1,9%) e leites e derivados (-0,89%). Já em relação ao grupo “habitação”, os segmentos de menor poder aquisitivo também foram os que mais se beneficiaram do recuo de 3,7% das tarifas de energia elétrica.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Baiano vê vida tomar novos rumos após investir no café em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 07h 34min
Férias de julho impulsionam procura por pet sitter em Sinop
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 06h 39min
Protótipo avalia qualidade e maciez da carne bovina em tempo real com uso de IA
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 05h 35min