Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 23 de Outubro de 2025

Noticias

Ipea aponta deflação para as famílias de renda muito baixa

17 de Agosto de 2023 as 09h 58min

Setores com alívio inflacionário foram alimentos, bebidas e habitação – Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, referente ao mês de julho.

O estudo mostra que as famílias de renda alta apresentaram alta inflacionária de 0,50%, enquanto o segmento de renda muito baixa registrou deflação de 0,28%.

No acumulado do ano até julho, as famílias de renda muito baixa possuem a menor taxa de inflação (2,2%), enquanto os domicílios de renda alta possuem a maior variação registrada (3,5%).

Os dados apontam na desagregação por grupos que os principais alívios inflacionários no mês de julho vieram dos grupos alimentos e bebidas e habitação.

No primeiro caso, uma queda expressiva dos preços dos alimentos no domicílio possibilitou uma forte descompressão sobre os índices de inflação, sobretudo para as famílias com rendas mais baixas, devido ao peso desses itens em suas cestas de consumo.

As principais quedas de preços registradas foram: cereais (-2,2%), carnes (-2,1%), aves e ovos (-1,9%) e leites e derivados (-0,89%). Já em relação ao grupo “habitação”, os segmentos de menor poder aquisitivo também foram os que mais se beneficiaram do recuo de 3,7% das tarifas de energia elétrica.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Vendaval e chuva com granizo causam estragos em Vila Rica

Publicado em 23 de Outubro de 2025 ás 11h 50min


MT mantém liderança na produção de grãos, mas apresenta queda na safra

Publicado em 23 de Outubro de 2025 ás 10h 50min


Palmeiras se prepara para encarar hoje a LDU na altitude de Quito

Publicado em 23 de Outubro de 2025 ás 09h 47min


Jornal Online

Edição nº1659- 23/10/2025