Noticias
Irrigação: alternativa aos arrozeiros na produção de novos cultivos
15 de Fevereiro de 2023 as 07h 56min

Enquanto boa parte do Brasil sofre com as fortes chuvas, no Rio Grande do Sul a realidade tem sido bem diferente nesta safra.
O clima quente e seco aliado a forte estiagem tem comprometido não somente o arroz, mas também as lavouras de verão de soja e milho.
O impacto começou logo no início da safra justamente pela falta de água aliado ao frio que se prolongou a atrasou o ciclo das cultivares.
Segundo a engenheira agrônoma, Flávia Miyuki Tomita, diretora técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), no momento o que preocupa os produtores é a estiagem prolongada que assim como na última safra 2021/22, causaram problemas principalmente na fronteira Oeste do Estado a qual se encontra ainda muito seca.
“A falta de chuva é um ponto crítico novamente e acende um alerta principalmente se essa situação se prolongar por mais tempo”, ressaltou.
Com o objetivo de discutir sobre esse assunto na busca por alternativas para desenvolver e integrar o setor agrícola da região Sul do estado gaúcho, acontecerá de 14 a 16 de fevereiro de 2023, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – Capão do Leão/RS, a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos.
Promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz), o encontro, que é a maior abertura de colheita de grãos das Américas, terá como tema: Arrozeiros como produtores multissafras.
O encontro, que voltará a acontecer em formato 100% presencial, reunirá produtores de diversas regiões do país e do exterior.
Além disso, são esperados, engenheiros agrônomos e técnicos, estudantes, agentes políticos, as principais instituições de pesquisa e ensino do setor, e as empresas que mais investem em tecnologia agrícola para terras baixas
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Moradores do Vila Santana recebem 239 escrituras
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 09h 13min
Fagundes critica pressão internacional e defende soberania ambiental do Brasil
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais só no 1º semestre
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 07h 11min