Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 25 de Novembro de 2025

Noticias

Isopor pode controlar a liberação de fertilizantes

04 de Janeiro de 2023 as 10h 00min

Receita seria à base de Isopor, amido, óleo da casca da laranja, enxofre e colágeno – Foto: Divulgação

Pesquisa de mestrado defendida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) propõe uma tecnologia para criar um novo revestimento nanométrico que poderá promover a liberação controlada de fertilizantes na agricultura. A receita seria à base de Isopor, amido, óleo da casca da laranja, enxofre e colágeno.

“A principal vantagem é aproveitar uma matéria-prima que gera impacto ambiental e que iria para o lixo. O isopor é uma espuma muito leve e ocupa bastante espaço, levando um século para ser dissolvido”, comenta o professor Wagner Luiz Polito do IQSC, orientador do trabalho, sobre a importância do novo material. “Mas, na nossa pesquisa, usamos um solvente verde para diluí-lo – o óleo da casca da laranja, permitindo que ele seja aproveitado em um revestimento para nutrientes, como se fosse uma capa muito fina que envolve o fertilizante e não prejudica a natureza. É uma fração muito pequena do material, e não gera impactos negativos”, explica.

De acordo com o professor, outro benefício da tecnologia proposta é o baixo custo em comparação com os revestimentos comerciais disponíveis atualmente, que são feitos a partir de derivados do petróleo e não são indicados para utilização em países tropicais, onde há chuva em abundância, por se degradarem com mais facilidade.

“Vamos supor que a pessoa tenha uma pequena horta. Ela conseguiria comprar esse novo revestimento com isopor por um preço muito menor, porque estamos falando de um produto que seria jogado fora. Então é uma forma inteligente de você reciclá-lo”, explica o professor, que orientou a dissertação de Diego Fernandes da Cruz sobre o tema.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Torcedores vão ao CT e se despedem do Palmeiras antes de final da Libertadores

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 10h 01min


Políticas de MT despertam interesse na COP em Belém

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 09h 00min


EUA retiram tarifa sobre café brasileiro e mercado reage com queda nas cotações

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 07h 59min


Jornal Online

Edição nº1681 - 25/11/2025