Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Fevereiro de 2025

Noticias

Jaguatirica escala telhado de casa em Várzea Grande

03 de Julho de 2024 as 16h 06min

Família começou a perceber a presença do animal à noite, mas só viram o felino no telhado pela manhã – Foto: Divulgação

Uma jaguatirica foi vista em cima do telhado de uma casa em Várzea Grande, no início da semana. Imagens feitas por uma moradora mostram o animal em cima de uma das vigas que sustenta a estrutura. Gabriela Mildeberg, 18 anos, contou que a família começou a perceber a presença do animal à noite, mas que só viram o felino no telhado pela manhã.

“Ficamos ouvindo os cachorros latirem a noite toda e minha mãe ouviu até uns arranhões na parede do quarto. De manhã, minha mãe foi procurar alguma coisa, passou por baixo dela e na hora que voltou e olhou para cima, viu a jaguatirica e gritou: ‘Tem um filhote de onça aqui!’”, lembra.

Ainda de acordo com a moradora, a família chamou a polícia ambiental para o resgate, mas o animal pulou do telhado e fugiu para uma região de mata próxima. Mesmo que a experiência tenha sido um susto para toda a família, Gabriela diz que a presença de animais silvestres na casa dela está virando rotina.

“Chamamos a polícia ambiental e eles tentaram tirar ela, colocaram as redes, mas ela deu um pulo, saiu correndo, passou na fresta do portão e foi embora. Na hora a gente até começou a rir porque até parece algo normal. Aqui em casa já apareceu cobra, tamanduá, ficou até comum”, diz.

A Polícia Militar Ambiental orienta a população que ao identificar a presença de um animal silvestre, principalmente em áreas urbanas, a BPMPA deve ser acionada com as informações e o pedido de resgate pelo telefone (65) 9 8170-0307.

AMEAÇADA DE
EXTINÇÃO

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a jaguatirica está ameaçada de extinção. No Brasil, ela é encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Pampas. O animal, de porte médio, é um animal solitário, possui hábitos noturnos e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixe.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 14h 32min


Funai dá “parecer favorável” às obras em trechos que abrangem TIs

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 13h 31min


Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min


Jornal Online

Edição nº1478 07/02/2025