Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Setembro de 2025

Noticias

Janaina vê orçamento de MT subestimado: “valor real”

25 de Outubro de 2022 as 12h 58min

Assembleia tenta entrar em acordo com o Governo – Foto: Divulgação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que a Assembleia Legislativa quer que o orçamento para o ano que vem seja mais próximo da arrecadação feita pelo Estado. O orçamento previsto é de R$ 30,815 bilhões. No entanto, para Janaina o valor ainda está subestimado.

“A gente já conversou sobre isso, o que a Assembleia quer é um orçamento mais parecido com a realidade do Estado. A Assembleia não quer superestimar, mas também não quer subestimar e hoje nós entendemos que está subestimado e que pode chegar mais próximo à realidade sem trazer impactos negativos na execução orçamentária do Estado”, afirmou.

O Governo do Estado anunciou uma perda de R$ 516,42 milhões de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que poderia comprometer os gastos em Mato Grosso.

Porém, a deputada declarou que não acredita que a queda de arrecadação deva afetar diretamente o orçamento. Segundo Janaina, ainda há uma diferença muito grande entre o que está sendo arrecadado e o que está sendo programado.

“A gente não vê como esse impacto possa oferecer risco ao serviço prestado pelo Estado e nós queremos discutir os repasses para cada uma das secretarias, principalmente aquelas que estão tendo seu orçamento reduzido”, disse.

Janaina também revelou que a proposta do Governo era conseguir 30% de margem para poder alterar o orçamento sem precisar recorrer à Assembleia. No entanto, os parlamentares acreditam que o valor seria muito alto e tentam entrar em um consenso.

A deputada lembra que no ano passado a Casa de Leis liberou apenas 10%, porém o valor não foi suficiente para os remanejamentos necessários e por isso agora os deputados e o Governo tentam encontrar um meio termo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Golpes com CPF na nota: 5 formas de reconhecer e evitar

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 17h 23min


Bombeiros orientam sobre cuidados durante as chuvas da temporada

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 16h 22min


Resistência ainda predomina, mas surgem oportunidades reais para empresas

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 15h 22min


Jornal Online

Edição nº1642 - 27a29/09/2025