Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Noticias

Janeiro Branco: depressão, ansiedade e estresse podem afetar a sua saúde bucal

19 de Janeiro de 2025 as 05h 44min

Especialista explica como transtornos mentais podem estar relacionados a problemas dentários

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, um tema fundamental para o bem-estar de todos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking global de depressão, com 5,8% da população afetada pela doença, o que corresponde a cerca de 12 milhões de pessoas.

A saúde mental não afeta apenas a esfera emocional, mas também a saúde física, incluindo a saúde bucal, muitas vezes de forma silenciosa.

A depressão, por exemplo, tem efeitos diretos sobre a saúde bucal. O afastamento social, a tristeza constante e o sofrimento que muitas vezes é vivido em silêncio podem levar ao desinteresse nos cuidados com a higiene pessoal, incluindo a higiene bucal.

A falta dos cuidados diários pode resultar em problemas como cáries, doenças gengivais e mau hálito. Como alerta a cirurgiã-dentista Ianara Pinho: “Pacientes com depressão, frequentemente, apresentam uma queda no cuidado com a higiene bucal, o que agrava ainda mais seu quadro de saúde”.

A ansiedade também pode afetar diretamente a saúde bucal. “A ansiedade está associada ao bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, muitas vezes de forma involuntária. Esse comportamento pode levar ao desgaste dos dentes, dores na mandíbula e até problemas na articulação temporomandibular (ATM)”, explica Ianara Pinho. O bruxismo, alimentado pelo estresse e pela tensão emocional, pode causar sérios danos aos dentes, aos músculos faciais e à ATM (Articulação Têmporo-mandibular).

Portanto, a saúde mental está intrinsecamente ligada à saúde bucal. O cuidado integrado entre os profissionais da saúde mental e os dentistas é essencial para tratar e prevenir problemas bucais relacionados à depressão e à ansiedade.

“Cuidar do sorriso é cuidar da autoestima, e isso impacta diretamente na saúde emocional de um indivíduo”, afirma Ianara Pinho.

A especialista ressalta a importância de cuidar não apenas da mente, mas do corpo como um todo. “A saúde integral envolve atenção ao corpo e à mente, e a boca é um reflexo disso”, conclui Ianara Pinho.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Capital humano gera reconhecimento das empresas do agro em premiações

Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 09h 49min


Ilha “fantasma” surgiu no Mar Cáspio e agora está desaparecendo

Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 07h 46min


Palmeiras: Abel faz mudanças e começa a montar “2º time” para disputa do Paulistão

Publicado em 18 de Janeiro de 2025 ás 11h 50min


Jornal Online

Edição nº1464 18/01/2025