Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 28 de Abril de 2025

Noticias

Jayme defende aprovação urgente do novo seguro rural

14 de Abril de 2025 as 05h 04min

Ele é relator da proposta em análise na CCJ do Senado – Foto: Assessoria

O senador Jayme Campos (União-MT) defendeu nesta semana a aprovação imediata do Projeto de Lei nº 2.951/2024, que reformula o modelo de seguro rural no país. Relator da proposta em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o parlamentar participou do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latina Americana para o Desenvolvimento do Seguro Rural, onde fez uma defesa enfática do projeto.

O texto prevê a criação efetiva do chamado “Fundo Catástrofe”, instituído por lei em 2012, mas nunca colocado em prática. A proposta destina R$ 4 bilhões ao fundo, com aportes de recursos públicos e privados, para oferecer proteção aos produtores diante de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas. “O nosso produtor precisa de segurança para produzir. Ele precisa de um seguro que caiba no bolso, que garanta acesso ao crédito e ajude a baixar os juros”, afirmou Jayme Campos.

O projeto também prevê incentivos para produtores que aderirem ao seguro rural, como prioridade no acesso ao Plano Safra e taxas de juros reduzidas. A medida, segundo o senador, visa ampliar o alcance da política e torná-la mais atrativa ao campo.

De autoria da senadora Tereza Cristina (PL-MS), a proposta foi construída em diálogo com representantes do setor. Jayme afirmou que o modelo atual é limitado, burocrático e desestimulante. Ele apresentou dados mostrando que, em 2021, havia 212 mil contratos de seguro rural no país, cobrindo 14 milhões de hectares. Hoje, são apenas 138 mil contratos, com 7 milhões de hectares protegidos — cerca de 20% da área plantada, contra 80% nos Estados Unidos.

O texto do projeto também prevê melhorias na governança do sistema, com criação de um Conselho Fiscal, maior transparência e regras claras de prestação de contas. “Vamos dar ao mercado segurador a estrutura necessária para tornar essa política pública efetiva e confiável”, declarou o senador.

Jayme Campos lembrou ainda que as perdas provocadas por eventos climáticos se intensificaram nos últimos anos. “Na última década, o Brasil perdeu R$ 287 bilhões em produção agrícola e pecuária devido a eventos extremos de clima”, alertou.

O evento internacional, realizado com apoio do Ministério da Agricultura, reuniu 35 conferencistas e representantes de diversos países. O senador encerrou sua participação com um apelo ao Legislativo. “O Congresso reconhece que vivemos tempos desafiadores. Precisamos dar essa resposta rápida ao setor que mais sustenta a economia brasileira”, concluiu Jayme.

Fonte: CLEMERSON SM

Veja Mais

Samsung começa a liberar Android 15 com One UI 7 no Brasil

Publicado em 27 de Abril de 2025 ás 12h 02min


Divergências em contratos de soja viram caso de polícia em Diamantino

Publicado em 27 de Abril de 2025 ás 10h 01min


Trator MT4 70 da LS Tractor mostrará sua versatilidade na Agrishow

Publicado em 27 de Abril de 2025 ás 08h 00min


Jornal Online

Edição nº1531 - 26/04/2025