Noticias
Juara: chefe de gabinete é exonerado após ‘dança da chuva’ ao lado de secretário
30 de Maio de 2025 as 10h 25min
Lideranças indígenas se manifestaram: ato discriminatório – Foto: Divulgação
Um vídeo gravado na Prefeitura de Juara mostra uma simulação de “dança da chuva” feita pelo então chefe de gabinete Antônio José Santana Neto e o secretário municipal de Finanças, José Roberto Pereira Alves. Nas imagens, os servidores aparecerem utilizando adereços tradicionais indígenas, como cocar, arco e flecha.
O conteúdo foi feito no ano passado em "tom de brincadeira", mas circulou nas redes sociais nesta semana e gerou uma repercussão negativa ao município. Para representantes da etnia Apiaká, o ato foi uma forma de “difamação” e “discriminação” contra a cultura e identidade dos povos indígenas.
“Nossa cultura não existe dança da chuva como o vídeo mostra. Achamos uma falta de respeito usar um setor público, onde deveria mostrar o respeito com a população, não para fazer esse tipo de demonstração ridícula sem nenhum conhecimento da cultura e costume dos povos indígenas”, ressaltou.
Segundo o prefeito Valdinei Holanda Moraes (PRD), diante da repercussão negativa do caso, Antônio José foi exonerado do cargo. Já o secretário de Finanças José Roberto Pereira Alves permanece na função. “O José Roberto continua trabalhando normal, mas o chefe de gabinete não. Por essa brincadeira perdemos um bom profissional”, disse.
O jesuíta e professor de antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Aloir Pacini, explicou que as manifestações culturais dos povos indígenas são interligadas à natureza e aos seus fenômenos, muitas vezes sendo representados em festas, rituais e danças. Entretanto, cada etnia tem particularidades na forma de representar essa ligação, sendo presente de forma distinta.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Operação conjunta recupera motos e veículos comercializados via esquema de venda ilegal
Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 11h 07min
15 de novembro é feriado nacional: saiba o que é comemorado na data
Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 09h 02min
O velho e o novo: o que a engenharia pode ensinar à política
Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 07h 28min
