Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Abril de 2025

Noticias

JUINA: Alunos têm aula de educação financeira e aprendem a poupar e investir

Para os alunos do 1º ao 5º ano, os professores realizaram um trabalho de leitura, utilizando revista em quadrinhos da Turma da Mônica que destaca o hábito financeiro

12 de Setembro de 2019 as 06h 47min

Alunos do 3o ano aprendem a lidar com dinheiro - Foto por: Divulgação

DA REDAÇÃO

A Escola Estadual Antônia Moura Muniz, localizada no município de Juína (a 735 quilômetros a Noroeste da Capital), concluiu um trabalho de educação financeira no intuito de desenvolver hábitos de poupar e investir. O tema é considerado tão importante que, além dos alunos, os profissionais da educação da escola também participaram. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred).

Segundo a diretora Luciana Ledo Peres Ruis, numa primeira etapa, foram realizadas palestras para turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Alunos e profissionais da educação tiraram suas dúvidas sobre o assunto.

Para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os professores realizaram um trabalho de leitura, utilizando revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, que destacavam o hábito financeiro.

“Foram três gibis da turma da Mônica com títulos bem direcionados como “a recompensa de quem sabe administrar dinheiro”, “orçamento familiar” e “de onde vem o dinheiro”. Com isso foi possível as crianças terem noção de educação financeira”, destaca.   

Após a leitura das revistas, a professora Dirlene Gomes de Ávila realizou o trabalho com uma turma de 24 alunos do 3º ano, desenvolvendo uma aula prática e dinâmica voltada para a educação financeira.

Durante essa aula os alunos realizaram transações financeiras, receberam e utilizaram cheques, cartões de crédito, caixa eletrônico, além de ganhar um cofrinho confeccionado pela professora e algumas moedas para que aprendam a poupar.

Numa das aulas, os alunos aprenderam a usar o caixa eletrônico, feito de papelão, e também o cartão de saque. Para isso aprenderam que tem que usar uma senha. Além disso, os alunos conheceram as cédulas do real em circulação.

A aluna Anadir da Silva era uma das mais entusiasmadas. “Vou economizar para quando crescer, ter uma vida boa”, relata.

O resultado foi tão bom que surpreendeu a professora. “Os alunos, futuros investidores, pareciam se sentir homens e mulheres de negócio. Eles ficaram entusiasmados ao trabalhar com dinheiro”, observa.

Na avaliação da diretora, o trabalho não poderia ser melhor, uma vez que todos se envolveram e ficaram satisfeitos com a noção de educação financeira.

“Acreditamos enquanto equipe gestora que esse trabalho é de grande relevância não só para a escola, mas principalmente para a sociedade. Acreditamos que um cidadão organizado financeiramente contribui para o crescimento de uma sociedade próspera”, assinala.

Veja Mais

Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min


Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min


Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min


Jornal Online

Edição nº1526 - 18/04/2025