Noticias
Julho Turquesa: 18 milhões de pessoas no país sofrem com olho seco
28 de Julho de 2023 as 08h 29min
Umidade baixa é um dos fatores de risco da doença – Foto: Divulgação
Ardor, coceira e vermelhidão estão entre os sintomas da síndrome do olho seco.
Este é o mês marcado pelo Julho Turquesa, campanha dedicada à prevenção da doença que se caracteriza pelo ressecamento da superfície ocular. Segundo a Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco (Apos), entre 13 e 24% dos brasileiros, o equivalente a 18 milhões de pessoas, sofrem com a doença no Brasil.
Outro fator que agrava a doença, é a baixa umidade. Cuiabá, por exemplo, é conhecida por ter um período intenso de seca, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 20%. E isso é sinal de alerta segundo a Dra. Isadora Meyer, médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá. “Poucas pessoas têm consciência dos problemas que podem ser gerados ou agravados pela diminuição da lubrificação dos olhos. O uso excessivo de telas, atrelado a baixa umidade, sem os cuidados necessários pode gerar desde alergias a doenças oftalmológicas mais graves”.
A conjuntivite também aumenta nesse período de frio e seca, principalmente em crianças, afirma a oftalmologista. "Por não terem a imunidade formada, as crianças são mais propensas às alergias em geral. Porém a conjuntivite alérgica, diferentemente da viral e bacteriana, não é contagiosa”.
A especialista recomenda cuidado, como manter o corpo hidratado, usar óculos com proteção solar, não coçar os olhos, descansar os olhos das telas e instilar colírio lubrificante prescrito por um oftalmologista.
A médica também recomenda que, em caso de qualquer alteração ocular, é importante buscar um especialista, pois a síndrome de olho seco pode ser prolongada e exacerbada pelo uso de determinadas medicações para outras comorbidades, tornando-se necessário tratamentos além do uso de lubrificantes.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min
Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min
