Noticias
Justiça Eleitoral cancela mais de 50 mil títulos em Mato Grosso
10 de Setembro de 2023 as 05h 41min

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informou o cancelamento de 51.925 títulos eleitorais que haviam sido temporariamente regularizados pela própria Justiça Eleitoral em abril de 2022 para permitir a participação desses eleitores nas eleições gerais.
O TRE relatou que a medida foi tomada em conformidade com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou o retorno desses títulos ao status de cancelados após o término das eleições.
Os municípios mais impactados pela medida foram Cáceres (4.867), Tangará da Serra (4.375) e Barra do Garças (3.231) títulos foram cancelados. Em todo o país, um total de 2.566.367 inscrições foram canceladas.
A regularização temporária concedida em abril de 2022 se aplicou apenas às inscrições que haviam sido canceladas devido à ausência na revisão com coleta de dados biométricos, realizada entre 2019 e 2020, e abrangeu 53 municípios de Mato Grosso, deixando de fora municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, alerta os eleitores com títulos cancelados a regularizarem sua situação o mais rápido possível para evitar congestionamentos próximos ao fechamento do cadastro eleitoral, programado para maio de 2024.
“A Justiça Eleitoral está pronta para atender os eleitores com eficiência e mais uma vez alertamos de forma prévia, que busquem a regularização com antecedência, e assim, possamos evitar a histórica formação de filas que ocorrem nas últimas semanas de atendimento”.
Os eleitores com títulos cancelados estão impedidos de exercer diversos direitos, incluindo o direito de votar, obter passaporte, tomar posse em cargos públicos e fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Soja e biodiesel devem impulsionar o PIB do agronegócio com alta de 11,29%
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 10h 50min
Lipedema x Celulite: entenda as diferenças e saiba como tratar
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 08h 49min