Noticias
Justiça Eleitoral cancela mais de 50 mil títulos em Mato Grosso
10 de Setembro de 2023 as 05h 41min
TRE alerta para regularização – Foto: Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informou o cancelamento de 51.925 títulos eleitorais que haviam sido temporariamente regularizados pela própria Justiça Eleitoral em abril de 2022 para permitir a participação desses eleitores nas eleições gerais.
O TRE relatou que a medida foi tomada em conformidade com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou o retorno desses títulos ao status de cancelados após o término das eleições.
Os municípios mais impactados pela medida foram Cáceres (4.867), Tangará da Serra (4.375) e Barra do Garças (3.231) títulos foram cancelados. Em todo o país, um total de 2.566.367 inscrições foram canceladas.
A regularização temporária concedida em abril de 2022 se aplicou apenas às inscrições que haviam sido canceladas devido à ausência na revisão com coleta de dados biométricos, realizada entre 2019 e 2020, e abrangeu 53 municípios de Mato Grosso, deixando de fora municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, alerta os eleitores com títulos cancelados a regularizarem sua situação o mais rápido possível para evitar congestionamentos próximos ao fechamento do cadastro eleitoral, programado para maio de 2024.
“A Justiça Eleitoral está pronta para atender os eleitores com eficiência e mais uma vez alertamos de forma prévia, que busquem a regularização com antecedência, e assim, possamos evitar a histórica formação de filas que ocorrem nas últimas semanas de atendimento”.
Os eleitores com títulos cancelados estão impedidos de exercer diversos direitos, incluindo o direito de votar, obter passaporte, tomar posse em cargos públicos e fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
PL-MT adia convenção e amplia busca por alianças
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 16h 46min
Casamento comunitário oficializa união civil gratuita de 31 casais em Colíder
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 15h 45min
MT lidera produção de algodão, soja e milho há décadas; domínio nesta safra
Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 14h 45min
