Noticias
Justiça Federal 'freia' expansão de TIs Kapôt Nhinore entre MT e PA
12 de Dezembro de 2023 as 08h 08min

A Justiça Federal suspendeu a demarcação das terras indígenas Kapôt Nhinore entre os estados de Mato Grosso e Pará.
A decisão é provisória até que o Ministério dos Povos Indígenas apresente toda documentação comprovando a legalidade dos atos realizados.
A liminar foi concedida após ação movida pela deputada e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Coronel Fernanda (PL-MT), na 2ª Vara Cível da Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF).
Na liminar, a Justiça Federal pontua que o Ministério dos Povos Indígenas teria violado a transparência ao impedir o acesso de municípios e outras informações específicas às informações essenciais do processo. Tal fato teria impossibilitado a busca por indenizações ou a demonstração de irregularidades.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) aprovou no dia 28 de julho, durante o evento ‘Chamado Raoni’, um estudo para a demarcação de uma nova área indígena de 362.243 hectares.
O documento de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore é o primeiro passo para a demarcação do território, que pode causar a desapropriação de 201 propriedades rurais localizadas nos municípios de Santa Cruz do Xingu e Vila Rica, no estado de Mato Grosso, além de São Félix do Xingu, no Pará. Santa Cruz do Xingu, se realizada a nova demarcação, será o município mais afetado. Pelo estudo serão 218 mil hectares, cerca de 40% do município.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Vietnã, Egito e Irã representam 60% das exportações de milho
Publicado em 18 de Maio de 2025 ás 10h 35min
Capacitação reforça integração na Operação Lei Seca em Sorriso
Publicado em 18 de Maio de 2025 ás 08h 34min
Pint of Science retorna a Sinop neste mês de maio
Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 15h 42min