Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Noticias

Krav Maga: Federação Sul-Americana forma turma para instrutores reconhecida pelo MEC

11 de Dezembro de 2025 as 07h 47min

Instrutora-chefe do Krav Maga em Mato Grosso, Taísa Guimarães, está entre os formandos – Foto: Assessoria

Em dezembro, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), referência mundial em qualidade e precursora do Krav Maga (técnica de defesa pessoal) na América Latina, forma a sua 1ª Turma de pós-graduação em Instrutores de Krav Maga.

Trata-se da primeira a pós-graduação em Instrutores de Krav Maga reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ministrada pelo introdutor do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein.

O curso abrange matérias como anatomia humana aplicada em Krav Maga; Fisiologia humana aplicada em Krav Maga, Nutrição esportiva; Filosofia das artes marciais; História; Primeiros Socorros; Psicologia aplicada em Krav Maga; Oratória; Didática e Metodologia para Aulas de Krav Maga; Estrutura, Ética e Legislação; entre outras.

“Nossa federação é pioneira novamente, dessa vez, no ramo da educação superior, agregando aos nossos alunos ainda mais segurança e responsabilidade em seu treinamento com instrutores extremamente capacitados”, afirma Grão Mestre Kobi.

A formatura da 1ª Turma de pós-graduação em Instrutores de Krav Maga da FSAKM será no dia 18, às 19h, na Hebraica do Rio de Janeiro, com transmissão pelo Youtube. São 20 instrutores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, além do Distrito Federal que receberão seus certificados na solenidade. A instrutora-chefe do Krav Maga em Mato Grosso, Taísa Guimarães, está entre os formandos.

COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

A Federação Sul-Americana de Krav Maga é reconhecida mundialmente por preservar o Krav Maga, sua técnica e seu ensino, exatamente como foi criado, na década de 40 por Imi Lichtenfeld.

Para isso, a formação de seus instrutores segue rígido processo de seleção, qualificação, preparação e avaliação com a participação pessoal de Grão mestre Kobi em todas as etapas. Significa que quando o cidadão procura por um Instrutor habilitado pela FSAKM ele estará treinando com um profissional que um dia já foi um monitor, que após alguns anos de aulas de Krav Maga foi indicado para uma preparação de 80 horas em regime fechado para ser aprovado para a função.

Esse monitor auxiliou seu próprio Instrutor até ser indicado ao Curso de Instrutores e aprovado em uma seletiva com avaliação psicotécnica, teste físico e exame técnico.

Significa, ainda, que além das 400 horas do Curso de Instrutores, esse instrutor também cursou matérias complementares de anatomia, fisiologia, nutrição esportiva, primeiros socorros, filosofia das artes marciais e marketing, com carga horária mínima de 20 horas em cada matéria, em instituições reconhecidas pelo MEC; e que foi aprovado nas provas finais do curso e em sua monografia.

“Hoje, esse instrutor ganha mais um degrau em sua trajetória de especialização, o que reflete diretamente na qualidade da técnica e do treinamento oferecidos pela Federação Sul Americana de Krav Maga”, afirma Grão Mestre Kobi.
 
35 ANOS DE KM NO BRASIL

Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e também o seu primeiro aluno destinado levar a técnica do Krav Maga para além do Estado de Israel. A data de sua chegada à América Latina – 18 de janeiro – hoje é reconhecida como Dia do Krav Maga pelos serviços prestados.

Criada na década de 40, por Imi Lichtenfeld, a técnica de defesa pessoal é simples, rápida, objetiva e se baseia nos movimentos naturais do corpo humano. Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado no Terra Rica em Sinop

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 59min


Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 16min


Delegada vai chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres no estado

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 17h 16min


Jornal Online

Edição nº1695 - 13a15/12/2025