Noticias
Lançamento da Starship será realizado hoje
19 de Novembro de 2024 as 08h 51min
A SpaceX decidiu adiar o lançamento da Starship que estava originalmente marcado para segunda (18). A empresa agora tem como meta uma tentativa às 18h de terça (19). A espaçonave irá decolar a partir da Starbase, no sul do Texas.
Caso não seja possível, existe ainda uma segunda data de backup, no mesmo horário do dia 20, segundo o Space.com.
A empresa de Elon Musk não informou o motivo específico para a mudança de data. Esse será o sexto lançamento do maior foguete do mundo.
A janela tem duração de 30 minutos, então o horário máximo que a Starship pode voar é às 19h30. O Olhar Digital irá transmitir tudo ao vivo.
O Starship tem 122 metros e é o maior e mais poderoso foguete já construído pela humanidade. Feito de aço inoxidável, ele possui dois elementos reutilizáveis: seu enorme propulsor, chamado Super Heavy, e um estágio superior, de 50 metros de altura, chamado de Starship, ou apenas Ship.
Ambos são impulsionados pelo motor Raptor de última geração da SpaceX, sendo, ao todo, 33 para o Super Heavy e seis para o Ship. Até agora, o Starship 100% montado voou em cinco oportunidades, entre abril e novembro de 2023, além de março, junho e outubro deste ano.
A cada voo, ele obteve melhor desempenho, sendo que o mais recente, em 13 de outubro, contou com momento histórico: o Super Heavy conseguiu voltar, em pouso controlado, para sua base de lançamento. No sexto lançamento, caso tudo saia como a SpaceX planeja, a situação se repetirá.
No anúncio da missão, a SpaceX informou os objetivos definidos para o novo teste. “O próximo teste de voo da Starship visa expandir o envelope de capacidades da nave e do propulsor e chegar mais perto de colocar a reutilização de todo o sistema online”.
E concluiu: “Os objetivos incluem o propulsor retornar novamente ao local de lançamento para captura, reacender um motor Raptor da nave enquanto estiver no Espaço e testar conjunto de experimentos de escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico”.
“Atualizações de hardware para este voo adicionam redundância adicional aos sistemas de propulsão do propulsor, aumentam a resistência estrutural em áreas-chave e encurtam o cronograma para descarregar propulsores do propulsor após uma captura bem-sucedida. Os projetistas da missão também atualizaram os controles de software e os critérios de compromisso para o lançamento e retorno do propulsor”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
TJMT reconhece recurso da Amaggi e autoriza arresto de milho
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 07h 47min
Por que Mato Grosso não tem candidato nota mil na redação do Enem há 6 anos?
Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 05h 43min
Capital humano gera reconhecimento das empresas do agro em premiações
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 09h 49min