Noticias
Lasers revelam cidade perdida nas profundezas da floresta amazônica
19 de Janeiro de 2024 as 09h 54min
Arqueólogos estudam o Vale Upano, no Equador, há várias décadas. No entanto, foi só quando observaram a paisagem usando LiDAR aéreo — um método que usa pulsos de laser refletidos na paisagem — que conseguiram encontrar estruturas escondidas sob a densa vegetação da floresta amazônica.
Uma rede complexa de estruturas e estradas milenares escondidas sob a copa da Amazônia foram reveladas. Com 2.500 anos, este é o primeiro (e maior) exemplo de civilização agrícola já registrado na densa floresta tropical.
O achado mostrou quão elaborada era a civilização, que ocupou a região desde cerca de 500 a.C. até algum momento entre 300 e 600 d.C., segundo escavações arqueológicas.
As imagens captadas também mostraram que o local tinha milhares de plataformas retangulares de terra, estruturas de praças e montes interligados por uma extensa rede de estradas e caminhos para pedestres.
Os pesquisadores usaram o mesmo método para avaliar metade do extenso local construído por culturas pré-hispânicas que cobre cerca de 600 km².
As ruas não apenas cruzavam o local, mas também levavam para fora. Todas essas estradas funcionavam juntas e eram usadas para conectar a comunidade.
Os pesquisadores também descobriram agrupamentos de quase 15 assentamento que variavam em tamanho e número de estruturas.
Alguns também tinham “enormes montes” de até 8 metros de altura, disse Rostain, reforçando o quão elaborado o local é tanto na variedade de construções quanto na enormidade de algumas estruturas. As informações são do Live Science. Já o estudo foi publicado na revista Science.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lançada campanha do IPTU 2026 em Nova Mutum
Publicado em 19 de Fevereiro de 2026 ás 17h 40min
Bombeiros socorre vítima e combate incêndio em carreta após acidente
Publicado em 19 de Fevereiro de 2026 ás 17h 07min
Sema emitiu 9.884 carteiras de pesca amadora ano passado
Publicado em 19 de Fevereiro de 2026 ás 16h 39min
