Noticias
LCA é uma alternativa segura e rentável a associados do Sicredi
17 de Julho de 2024 as 12h 21min

Se você tem uma reserva financeira que não pretende mexer por cerca de um ano, tem interesse em investir, mas ainda não sabe em qual produto; e ainda, tem medo de se arriscar, a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é uma das opções de investimentos disponíveis.
Destinado às pessoas físicas, incluindo os produtores rurais, suas principais vantagens são segurança, liquidez e retorno (rentabilidade). No portifólio de investimentos do Sicredi, a LCA é um dos produtos mais atraentes e recomendados aos associados, e tem registrado crescimento contínuo na procura.
Trata-se de um título de renda fixa que serve como instrumento de captação de recursos para financiamentos do agronegócio, um dos setores econômicos mais pujantes e crescentes do país.
Considerado um produto simples e de baixo risco, oferece vantagens importantes para quem inicia no mundo dos investimentos, uma vez que é isento de imposto de renda sobre a rentabilidade e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que proporciona um ganho mais interessante se comparado a outros produtos. Também é uma opção para quem quer diversificar o patrimônio.
Ao investir em LCA no Sicredi, o associado contribui também para o crescimento da economia local. Isso porque a captação fortalece a base de crédito rural, fomentando prioritariamente o desenvolvimento da região de atuação da cooperativa, ou seja, o valor aplicado pelo associado tende a ser destinado ao crédito rural que será concedido a produtores rurais da localidade.
E quanto é preciso para começar a investir em LCA? No Sicredi, os associados podem fazer aportes a partir de R$ 1 mil. O valor deve ficar aplicado por pelo menos nove meses, conforme a Resolução 5.119, do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 1° de fevereiro deste ano. “Após o período de contratação, se o associado não precisar do dinheiro, ele pode reaplicar o valor. Assim, continuará tendo rentabilidade e poderá ainda avaliar outras opções de produtos, caso tenha apetite maior ao risco”, afirma Djully Mantoani, consultora de Negócios do Sicredi.
Com relação à rentabilidade, esta pode ser pré ou pós-fixada, conforme o interesse do investidor. Na rentabilidade pré-fixada, há uma definição prévia de quanto será a remuneração. Ou seja, é dada uma porcentagem fixa que será paga ao investidor no momento da retirada do dinheiro, sem oscilações ou mudanças ao longo do tempo, durante o período que foi contratado.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sema lança Sistema de Logística Reversa
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 10h 41min
Assembleia debate saúde mental dos servidores do sistema penitenciário
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 09h 36min
Câmara de Sinop autoriza criação de duas comissões especiais
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 08h 39min