Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Janeiro de 2025

Noticias

Lei incentiva ampliação da área irrigada e gera vagas de emprego

09 de Janeiro de 2025 as 10h 39min

Lei instituiu a Política Estadual de Agricultura Irrigada e o Programa Estadual de Irrigação – Foto: Divulgação

Mato Grosso conta hoje com 220 mil hectares irrigados e pode chegar a quatro milhões de hectares até 2030. Tal objetivo pode ser alcançado diante da aprovação da Lei 12.717/2024, que instituiu a Política Estadual de Agricultura Irrigada e o Programa Estadual de Irrigação (Proei).

De acordo com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), um dos dessa política é incentivar o aumento da área irrigada no estado e, consequentemente, ampliar a produtividade agrícola.

“Mato Grosso tem atualmente 220 mil hectares irrigados e o nosso objetivo é chegar a quatro milhões de hectares até 2030. Essa política é importante por estimular esse aumento, não só com o desenvolvimento de novas tecnologias, como também com a capacitação profissional e a realização de estudos sobre o setor”, pontua Hugo Garcia, presidente da Aprofir-MT.

Além do aumento da produtividade, segundo a entidade, a irrigação para a agricultura possibilita uma expansão das áreas cultiváveis, bem como proporciona uma melhoria na qualidade das culturas, o enfrentamento às adversidades climáticas e até mesmo a implantação de uma terceira safra.

Outra conquista da Lei 12.717/2024 é o Programa Estadual de Irrigação, que tem como metas ampliar a produção de alimentos por meio da agricultura irrigada, elevando os níveis de produtividade e as oportunidades de emprego no campo, além de otimizar o uso de insumos por meio da irrigação.

“Esse é um marco muito importante para a agricultura irrigada em Mato Grosso. Porque muito mais do que apenas ampliar a área irrigada, queremos estimular o uso racional da água, garantindo a preservação dos recursos hídricos. Queremos promover o desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental”, enfatiza o presidente da Aprofir-MT.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita

Publicado em 15 de Janeiro de 2025 ás 11h 10min


Acerto por Fabrício Bruno teve insistência de Gabigol e Dudu

Publicado em 15 de Janeiro de 2025 ás 10h 09min


Como proceder em caso de dano ou perda da placa do veículo?

Publicado em 15 de Janeiro de 2025 ás 09h 09min


Jornal Online

Edição nº1461 15/01/2025