Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Julho de 2025

Noticias

Leilão de PCHS e CGHS tem recorde de empreendimentos cadastrados

17 de Fevereiro de 2025 as 07h 59min

Destaque ficou para as Pequenas Centrais Hidrelétricas, que inscreveram 173 projetos – Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH) comemorou o recorde de inscrições para o Leilão de Energia Nova A-5, que teve os números divulgados nesta sexta (14), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O cadastramento dos projetos hidrelétricos, encerrado no último dia 7, registrou 225 empreendimentos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), totalizando uma capacidade instalada de 2.884 MW – um aumento energético de 90% em relação ao último leilão A-5, realizado em 2022, que contou com 90 projetos (1.516 MW).

O destaque ficou para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que inscreveram 173 projetos, somando 2.487 MW e representando 86% da energia cadastrada no leilão. No último leilão haviam sido cadastrados 80 projetos. Já as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) somaram 45 projetos (128 MW), enquanto as Usinas Hidrelétricas (UHEs) registraram 7 projetos (269 MW).

“Para nós da ABRAPCH foi um passo muito importante ver o Ministério (de Minas e Energia) abrir o leilão, demonstrando que o órgão reconhece a necessidade e a importância de promover essa fonte”, afirmou a presidente da Abrapch, Alessandra Torres.

Para ela, esse cadastramento recorde é extremamente positivo, pois evidencia a existência de inúmeros projetos represados há anos e também o apetite dos investidores para apostar neste setor.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min


L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min


Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 14min


Jornal Online

Edição nº1574 - 01/07/2025