Noticias
Leilão de PCHS e CGHS tem recorde de empreendimentos cadastrados
17 de Fevereiro de 2025 as 07h 59min

A Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH) comemorou o recorde de inscrições para o Leilão de Energia Nova A-5, que teve os números divulgados nesta sexta (14), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O cadastramento dos projetos hidrelétricos, encerrado no último dia 7, registrou 225 empreendimentos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), totalizando uma capacidade instalada de 2.884 MW – um aumento energético de 90% em relação ao último leilão A-5, realizado em 2022, que contou com 90 projetos (1.516 MW).
O destaque ficou para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que inscreveram 173 projetos, somando 2.487 MW e representando 86% da energia cadastrada no leilão. No último leilão haviam sido cadastrados 80 projetos. Já as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) somaram 45 projetos (128 MW), enquanto as Usinas Hidrelétricas (UHEs) registraram 7 projetos (269 MW).
“Para nós da ABRAPCH foi um passo muito importante ver o Ministério (de Minas e Energia) abrir o leilão, demonstrando que o órgão reconhece a necessidade e a importância de promover essa fonte”, afirmou a presidente da Abrapch, Alessandra Torres.
Para ela, esse cadastramento recorde é extremamente positivo, pois evidencia a existência de inúmeros projetos represados há anos e também o apetite dos investidores para apostar neste setor.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
“IA, documente o código”: 5 prompts para devs de todos os níveis
Publicado em 11 de Março de 2025 ás 13h 00min
Desenvolve MT libera para elas mais de R$ 35 milhões em créditos
Publicado em 11 de Março de 2025 ás 12h 05min
Detran orienta mais de 3 mil sobre segurança no trânsito
Publicado em 11 de Março de 2025 ás 11h 04min