Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 17 de Outubro de 2025

Noticias

Lei proíbe tatuagens e piercings em animais

11 de Outubro de 2023 as 13h 25min

Lei prevê a aplicação de penas – Foto: Divulgação

Foi sancionada pelo Governo do Estado a Lei n° 12.263/2023, proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), que tem como objetivo proibir a realização de tatuagens e colocação de piercings em animais com fins estéticos.

A lei prevê ainda a segurança jurídica para a aplicação de penas aos que tatuarem ou permitirem que animais sob sua tutela sejam submetidos a esses tipos de procedimento. Causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão dos infratores, segundo o art. 32 da Lei 9.605/1998, que trata de crimes ambientais.

De acordo com a médica veterinária Isabela Anzolin, a tatuagem em animais, além do sofrimento causado pela dor, leva a diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas.

“São várias as consequências negativas que as tatuagens e piercings podem causar nos animais, que incluem também modificação de comportamento, queloides, que são aquelas cicatrizes irregulares, ou a necrose da pele desse animal, podendo levar a uma intervenção cirúrgica”.

Isabela Anzolin alertou que, dependendo da forma que a tatuagem e os piercings forem feitos, podem ocasionar bactérias e vírus e, em alguns casos, desenvolver uma infecção generalizada no animal.

“Esses procedimentos podem sim desenvolver sérios riscos de saúde decorrentes desse tipo de procedimento, que é completamente irrelevante e desnecessário aos animais”, declarou a médica veterinária, ao afirmar que essa prática é considerada como maus-tratos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Max Russi critica erros no orçamento estadual de 2026

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 09h 33min


TCU suspende exigência de governo buscar centro da meta fiscal

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 08h 35min


Obras da nova creche no Vida Nova/ Fujii seguem em ritmo acelerado em Lucas

Publicado em 17 de Outubro de 2025 ás 07h 34min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025