Noticias
Lei que permite pecuária extensiva em áreas alagadas do Pantanal em MT
24 de Setembro de 2024 as 17h 34min
Essa é uma vitória tanto para o setor produtivo quanto para o bioma – Foto: Divulgação
Foi sancionada pelo Governo do Estado uma lei que permite o avanço da pecuária extensiva e intensiva nas áreas alagadas do Pantanal dentro do estado. A mudança libera a criação de animais em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reserva legal.
A lei 12.653/2022 alterou dispositivos da legislação ambiental estadual de 2008. A norma proíbe o cultivo de gramíneas não nativas no ecossistema das reservas legais, porém autoriza o plantio de pastagens cultivadas em até 40% da área total nas planícies alagáveis do Pantanal.
Além disso, a legislação expande as opções para a renovação de pastagens, anteriormente limitadas a algumas espécies específicas de gramíneas. Com isso, ela também permite que as APPs passem a ter a pecuária e atividades de ecoturismo e turismo rural.
Conforme o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, ao Canal Rural Mato Grosso, essa é uma vitória tanto para o setor produtivo quanto para o bioma.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic vai à Justiça contra Pentágono, diz CEO
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 17h 35min
Algoldão: qualidade da fibra traz reflexos na rentabilidade
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 15h 35min
Chuva desafia os mais de 180 ciclistas na 1ª etapa do Desafio Agro de MTB em Lucas
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 14h 34min
