Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 21 de Outubro de 2025

Noticias

Lei suspende incentivos fiscais à Azul após cancelamento de voos

25 de Setembro de 2025 as 03h 32min

Medida foi motivada pelo cancelamento de 6 rotas regionais – Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

A Lei nº 10.395/2025, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que suspende os incentivos fiscais concedidos à companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, foi sancionada pelo Governo do Estado na sexta (19). A medida foi motivada pelo cancelamento de seis rotas regionais, no mês de julho deste ano, que operavam a partir do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, descumprindo as normas do Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional – VOE MT, criado em 2016.

“Em junho, a Azul cancelou alguns voos a partir de 1º de julho. A interrupção desses itinerários comprometeu o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, uma vez que essas rotas são fundamentais para a logística, os negócios do agronegócio e o turismo. Diante disso, foi necessário rever a legislação do VOE MT, para que empresas que descumprem contratos não continuem recebendo incentivos fiscais”, justificou o parlamentar.

As rotas suspensas incluíam destinos para Alta Floresta, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF e Maceió/AL. O deputado destacou o impacto sobre Alta Floresta, considerado um dos principais polos de ecoturismo do estado.

“O município atrai turistas de várias regiões do Brasil e do exterior, interessados nas riquezas do bioma amazônico, como o Parque Estadual do Cristalino, que oferece observação de aves, trilhas e canoagem. Além disso, a região vive uma forte expansão do agronegócio que exige conexões aéreas eficientes”, disse.

Outro município mato-grossense afetado foi Sorriso, que chegou a perder voos da Azul, mas conseguiu reverter a situação após tratativas bem sucedidas entre a prefeitura municipal e a Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Como resultado, a companhia retomou, em 4 de agosto, a operação de voos no Aeroporto Regional Adolino Bedin.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mercado do algodão mantém ritmo calmo enquanto safra 2025/26 indica leve queda na produtividade

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 08h 26min


Ponteiras de alta tecnologia entram no radar da safra 2025/26

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 07h 25min


Governo e Prefeitura de Lucas firmam termo de R$ 10 milhões para o Parque Oeste

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 06h 28min


Jornal Online

Edição nº1657- 21/10/2025