Noticias
Leite fortalece economia de MT e emprega mais de 5 mil pessoas
22 de Julho de 2025 as 14h 29min

Em 2023, a produção de leite em Mato Grosso ultrapassou 455,8 milhões de litros, o equivalente a 120,64 litros disponíveis por habitante. Por trás dessa quantidade, está uma ampla estrutura que envolve geração de empregos, movimentação industrial e produção de derivados que fazem parte da rotina alimentar dos mato-grossenses.
Segundo dados da RAIS-MTE, a atividade emprega formalmente 2.160 trabalhadores na criação de bovinos para leite. Considerando os impactos indiretos e induzidos, estimados a partir da Matriz Insumo-Produto da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), este número pode chegar a 5.620 postos de trabalho relacionados à cadeia leiteira. Tal número pode ser ainda maior devido à informalidade nas pequenas propriedades rurais.
Atualmente, Mato Grosso conta com 36 empresas instaladas em 33 municípios, entre laticínios, postos de refrigeração e unidades de beneficiamento.
Essa rede industrial, conforme a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), enfrenta desafios como a oscilação de preços e os impactos climáticos. Em junho, o valor pago ao produtor pelo litro de leite foi de R$ 2,36, reflexo da queda na oferta e da maior competição entre as indústrias. O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) caiu para 47,82%, sinalizando retração no comparativo com meses anteriores.
Para o presidente da MT Leite, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o setor é essencial para o estado e para o país. “A diversidade do leite é impressionante. Um só ingrediente vira muitos produtos que estão diariamente na nossa mesa”, destaca. Ele também reforça o papel da MT Leite na defesa dos interesses do setor e na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à competitividade.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min
Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min
Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min