Noticias
Leite fortalece economia de MT e emprega mais de 5 mil pessoas
22 de Julho de 2025 as 14h 29min

Em 2023, a produção de leite em Mato Grosso ultrapassou 455,8 milhões de litros, o equivalente a 120,64 litros disponíveis por habitante. Por trás dessa quantidade, está uma ampla estrutura que envolve geração de empregos, movimentação industrial e produção de derivados que fazem parte da rotina alimentar dos mato-grossenses.
Segundo dados da RAIS-MTE, a atividade emprega formalmente 2.160 trabalhadores na criação de bovinos para leite. Considerando os impactos indiretos e induzidos, estimados a partir da Matriz Insumo-Produto da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), este número pode chegar a 5.620 postos de trabalho relacionados à cadeia leiteira. Tal número pode ser ainda maior devido à informalidade nas pequenas propriedades rurais.
Atualmente, Mato Grosso conta com 36 empresas instaladas em 33 municípios, entre laticínios, postos de refrigeração e unidades de beneficiamento.
Essa rede industrial, conforme a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), enfrenta desafios como a oscilação de preços e os impactos climáticos. Em junho, o valor pago ao produtor pelo litro de leite foi de R$ 2,36, reflexo da queda na oferta e da maior competição entre as indústrias. O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) caiu para 47,82%, sinalizando retração no comparativo com meses anteriores.
Para o presidente da MT Leite, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o setor é essencial para o estado e para o país. “A diversidade do leite é impressionante. Um só ingrediente vira muitos produtos que estão diariamente na nossa mesa”, destaca. Ele também reforça o papel da MT Leite na defesa dos interesses do setor e na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à competitividade.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Obra da nova Prefeitura de Sinop avança e chega a 8% de execução
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 46min
Como as IAs “pensam” e por que devemos monitorá-las
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 31min
Bases foram definidas em 2018, revelam documentos do BC
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 16h 30min