Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Junho de 2026

Noticias

Levantamento testa cenário com Emanuel Pinheiro e mostra Fagundes na liderança

27 de Junho de 2026 as 04h 12min

A pesquisa segue normas técnicas do IBGE, PNAD e TSE – Assessoria

Novo levantamento do instituto Percent Brasil, contratado pela TV Cuiabá, traça o panorama atual para a sucessão estadual no Palácio Paiaguás. Desta vez, o estudo simulou a troca de nome do PSD, colocando o ex-prefeito Emanuel Pinheiro no lugar da médica Natasha Slhessarenko. 

Mesmo sob críticas e ataques de adversários, o senador Wellington Fagundes, do PL, segue na ponta com 27% no cenário estimulado.

O destaque principal fica para a disputa pela segunda colocação. O governador Otaviano Pivetta, do Republicanos, registrou alta de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de maio.

Com isso, ele aparece com 17,2%, aproximando-se do senador Jayme Campos, do União Brasil, que marca 18%. É a primeira vez neste ano que os dois ficam tecnicamente empatados nessa posição.

Logo abaixo, aparecem candidatos com índices mais baixos. Emanuel Pinheiro, do PSD, tem 7,7%, seguido por Marcelo Maluf, do Novo, com 5,1%, e Sargento Laudicério, sem partido, com 4,3%. Completam o quadro Alex Pucinelli (Democrata) com 4%, Rafael Millas (Missão) com 1,8%, Maurício Tonhá (DC) com 0,4%, Maurício Coelho (Mobiliza) com 0,3% e Caiubi Kuhn (PDT) com 0,2%. Votos brancos ou nulos somam 4%, e 10% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na consulta espontânea, sem lista pré-definida, o quadro muda bastante. Wellington Fagundes cai para 12%, Jayme Campos tem 9,3% e Otaviano Pivetta marca 9%. Emanuel Pinheiro é lembrado por 3,3%, e Natasha Slhessarenko, também do PSD, por 3%. Os demais ficam abaixo de 0,5%, e os indecisos sobem para 59%, mostrando que a campanha ainda está em fase de definição.

A sondagem simulou também três cenários de segundo turno. Em todos, Wellington Fagundes mantém vantagem: contra Pinheiro, tem 43,4% a 10,3%; contra Campos, 36,9% a 22,3%; contra Pivetta, 39,2% a 19,6%. Em cada caso, o percentual de indecisos permanece acima de 27% do total de eleitores ouvidos.

No quesito rejeição, Emanuel Pinheiro é o mais citado: 16,7% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Wellington Fagundes tem 5,2%, Jayme Campos 5,1% e Otaviano Pivetta 3,7%. Os demais candidatos apresentam índices muito baixos, abaixo de 2,5%. 

A pesquisa foi feita entre 18 e 22 de junho, com 1.200 entrevistas em sete microrregiões do estado. A margem de erro é de 2,83 pontos, e os registros na Justiça Eleitoral são MT-09788/2026 e BR-00049/2026.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Alerta nacional na Argentina: o que se sabe sobre o sumiço de uma cápsula de césio-137

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 17h 42min


Musicalização fortalece vínculos de crianças e adolescentes em Sinop

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 15h 48min


Receita vai publicar lista de “devedores contumazes”

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 14h 47min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026