Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 14 de Agosto de 2024

Noticias

Livro traz dicas preciosas para evitar ciladas em relacionamentos

15 de Julho de 2024 as 15h 45min

Advogada reúne principais problemas legais que as pessoas enfrentam na vida amorosa – Foto: Divulgação

Tudo são flores no início de um relacionamento, mas a convivência nem sempre é fácil, términos, então, nem se fala.

Observando anos de litígios entre seus clientes e uma grande estudiosa da lei, a advogada de família Margareth Zanardini decidiu publicar o livro "Os danos do amor, dos namoros intencional ou diferenciado até que o litígio ou a morte os separe". A ideia é proteger pessoas e patrimônios dos maiores riscos de uma vida a dois. A obra chega a sua segunda edição neste mês de julho, pela Editora 10X.

Para a advogada, a obra traz um debate jurídico acerca da evolução dos relacionamentos, interessante tanto aos profissionais e estudantes do Direito, como para aqueles que querem se precaver.

“Sabemos que quando um relacionamento começa, a emoção fala mais alto, o que pode comprometer o pensamento racional e a percepção de riscos. O encantamento pelo outro nos faz criar um ideal, muitas vezes que não condiz com a realidade. No processo de sedução e conquista, é realmente difícil notar a intenção de dolos ao patrimônio, abusos emocionais, entre outras armadilhas que me deparei ao longo da minha carreira”.

Na obra, Margareth aponta mudanças necessárias no entendimento da lei, que precisa acompanhar as transformações sociais nos relacionamentos. Até mesmo terminologias utilizadas pela Lei precisam ser reavaliadas. É o caso do “namoro qualificado”, denominação dada a casais que podem até viver sob o mesmo teto, não tem compartilhamento de vida e esforços com integral apoio material e moral, não tendo ainda intenções de casamento civil ou estabelecimento de união estável.

Além dessa proposta, o livro aborda temas contemporâneos como divórcios grisalhos, que dizem respeito às separações de pessoas com mais de 50 anos. Afinal, estamos diante de expectativas de vida cada vez maiores e pessoas acima dessa faixa etária estão se relacionando, se divorciando.

E é preciso se atentar a respeito da liberdade dos idosos para escolher o regime de bens, conforme recente entendimento do STF, que antes era obrigatoriamente de separação para aqueles com 70 anos ou mais. Inclusive este tema está bem acalorado na sociedade e no meio jurídico, diante das possíveis alterações no Código Civil debatidas no Legislativo.

A obra também discute a família multiespécie, reconhecendo animais de estimação como membros da família com direitos específicos, e destacando a crescente aceitação da guarda compartilhada de animais em casos de separação.

“Os danos do amor, dos namoros intencional ou diferenciado até que o litígio ou a morte os separe” estará disponível a partir do dia 22 nas principais livrarias de Curitiba/PR ou pelo nº (41) 99242-5454 para envio às demais localidades.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Cidade proíbe uso de água para lavar carros e abastecer piscinas

Publicado em 13 de Agosto de 2024 ás 20h 26min


Ministério da Cultura e Romagnole levam projeto Fim de Semana tem Teatro a Cuiabá

Publicado em 13 de Agosto de 2024 ás 18h 26min


Estudantes de Jornalismo iniciam arrecadação de alimentos em Sinop

Publicado em 13 de Agosto de 2024 ás 15h 18min


Jornal Online

Edição nº1359 14/08/2024