Noticias
L.R.Verde adere a programa estadual de bibliotecas
20 de Setembro de 2025 as 05h 22min

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Lucas do Rio Verde, oficializou sua adesão ao Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso. Promovida pelo Instituto Saberes, em parceria com a SECEL/MT e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a iniciativa busca ampliar o acesso à leitura e modernizar os espaços culturais no Estado.
Pelo município, participam do programa servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A supervisora geral da pasta, Samara de Souza, destacou a importância da adesão. “Essa capacitação vai proporcionar mais qualificação à equipe e melhores condições de gestão da nossa biblioteca. É um passo fundamental para ampliarmos o acesso da comunidade à leitura e aos serviços culturais”, afirmou.
Com execução prevista entre outubro de 2025 e maio de 2026, o programa objetiva qualificar profissionais, modernizar a gestão das bibliotecas públicas e comunitárias e incentivar políticas públicas para o setor. A iniciativa também atende ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei nº 11.820/2022).
As ações incluem cursos híbridos divididos em dois módulos: Política Pública e Captação de Recursos, e Organização, Modernização e Acessibilidade de Bibliotecas. Além disso, estão previstos eventos presenciais, imersões em bibliotecas, consultorias técnicas e apoio à elaboração dos Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).
Lucas do Rio Verde demonstrou interesse em ser polo de um dos encontros regionais previstos para 2026, ainda a confirmar, reforçando o compromisso do município com a cultura e a leitura. A participação pretende consolidar a cidade como referência regional em políticas de incentivo à literatura.
Até o momento, oito municípios já aderiram ao programa: Nova Xavantina, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Barra do Garças, Água Boa, Porto Alegre do Norte e Santa Rita do Trivelato. A ampliação da rede estadual de bibliotecas pretende estimular o intercâmbio de experiências e boas práticas entre municípios.
Segundo os organizadores, a capacitação fortalece o papel das bibliotecas públicas como espaços estratégicos de democratização da leitura, informação e cultura, colocando os municípios em posição de protagonismo dentro da política cultural estadual.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min
Intocável com Ancelotti, B. Guimarães vê reviravolta em ciclo da Seleção
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 04h 36min
Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min