Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 24 de Novembro de 2025

Noticias

Lucas avança na implantação de sistema de saúde digital

31 de Outubro de 2025 as 06h 49min

Telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população – Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso realizaram nesta semana o teste de conectividade para a implantação de uma plataforma de telemedicina.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e tem como parceiro o Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

A secretária de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explicou que a telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente, do interior de Mato Grosso, as especialidades médicas.

A unidade básica de saúde escolhida para a oferta do serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município. A unidade é de Porte I e tem pouco mais de quatro mil pessoas cadastradas. “As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo e tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, ressaltou.

O anúncio da implantação do ponto de saúde digital em Lucas do Rio Verde foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a inauguração da UBS Parque das Emas. Em todo o estado, foram implantados 25 pontos. O programa oferta 12 especialidades médicas, cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Dra. Vânia Berti, ressaltou que em dois de implantação do sistema, foram mais de 13 mil atendimentos, com índice significativo de resolutividade, 96% dos casos são resolvidos.

Além da parceria com o hospital de São Paulo, o Governo do Estado também disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, que atualmente, está presente nos 142 municípios. “Mato Grosso é o único estado hoje, que tem a saúde digital como política pública estadual. A gente tem um trabalho contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento, tanto da equipe, quanto do sistema de equipamentos e treinamento dos municípios”, destacou a gestora.

Na próxima semana, o médico Dr. Fernando Quintana e a enfermeira Rafaela Martins, ambos da UBS Jardim Primaveras, serão treinados pela equipe do Albert Einstein. A previsão é que os atendimentos iniciem nos próximos dias.

Em relação a plataforma Telessaúde Mato Grosso, a secretária de Saúde destacou que as equipes já foram treinadas e o município está em fase de adequação das estruturas para colocar os atendimentos a disposição da população. 

“Nós estamos trabalhando a saúde digital há algum tempo, já avançamos no telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com previsão de implantar também o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses”.

 

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mulher é encontrada morta após briga de casal; polícia investiga feminicídio

Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


CDL Sinop: associados reelegem Edmundo da Costa Marques Neto para o mandato 2026-28

Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 11h 56min


Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio

Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 10h 39min


Jornal Online

Edição nº1681 - 25/11/2025