Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

Lucas: convênio garante bolsas de estudo a membros da agricultura familiar

Termo que concede bolsa no curso de Agronomia da La Salle foi renovado por mais quatro anos

10 de Novembro de 2021 as 07h 20min

Bolsas de estudo em ensino superior à galera da agricultura familiar – Foto: Rayan Nicacio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou a renovação do termo de convênio com o Unilasalle, que garante a oferta de bolsas de estudo integrais (100%) para os membros da agricultura familiar. O projeto, que está em vigor desde 2017, foi renovado por mais quatro anos.

De acordo com o documento, será concedida uma bolsa de estudo por ingresso anual no curso de graduação em Agronomia. Atualmente, quatro alunos integram o projeto. Unir a prática do dia a dia de uma propriedade produtiva com a teoria é um dos objetivos, promovendo inclusive a troca de saberes entre o estudante que já possui vivência no campo, aponta a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Para ter acesso à bolsa é preciso atender requisitos, como cumprir carga horária de 20 horas semanais em atividades voltadas ao curso de agronomia e à agricultura familiar, atividades de extensão na universidade, além de atividades na comunidade onde o estudante reside.

Para comprovar os avanços do projeto, todo o andamento das atividades é registrado por meio de relatórios entregues à faculdade. Um dos estudantes beneficiados com o programa é o jovem Jean Marcos de França, que explica que o acesso à universidade só foi possível pelo projeto.

“Surgiu a oportunidade dessa bolsa e eu decidi agarrar. A minha família já trabalha com feira, no ramo de hortaliças. Não me imagino fazendo outra coisa, pretendo até mais para frente fazer um mestrado ou doutorado”, contou o integrante da agricultura familiar.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, explica que o projeto passou por algumas reformulações para que fosse continuado, de modo a oferecer ainda mais suporte ao aluno, que deve cumprir com todas as responsabilidades durante a vigência do projeto.

“Nosso intuito foi de que o bolsista tenha mais opções para adquirir a qualificação, poder colocar a mão na massa mesmo. O aluno fará o seu trabalho junto de nossos técnicos. É um ganho muito importante, uma grande contribuição para todos”, disse a secretária.

Durante a assinatura, o prefeito Miguel Vaz sugeriu aos representantes da universidade a criação de uma escola que possibilite formação agrícola, com foco para o desenvolvimento da economia local, bastante pautada pelo agronegócio.

“Essa parceria é um enorme ganho. Esse projeto vem se fortalecendo e forma mão de obra de qualidade para o nosso município. Sugerimos a criação dessa escola técnica, de ensino médio, para qualificar profissionais para o agronegócio como um todo”, apontou o prefeito Miguel.

“Vamos estudar essa possibilidade, da abertura de uma escola nova no município, exclusivamente para o ensino agrícola de nível técnico”, destacou o reitor do Unilasalle/Lucas, Marcos Antônio Corbellini.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Animais fora da pista é preocupação constante da Via Brasil BR-163

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 06h 30min


Corretor, filha e neto mortos em acidente são sepultados em Sinop

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 17h 33min


Mãe e filho invadem casa, matam idosos e deixam padre ferido

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024