Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco

15 de Setembro de 2025 as 12h 40min

Processo deve agilizar serviços e garantir segurança – Foto: Victor Pauletti

Os serviços de licenciamento de atividades de alto risco à saúde passaram a ser responsabilidade da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A mudança, prevista pela Portaria nº 495/2023/GBSES, faz parte do processo de descentralização do Governo do Estado.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, a medida aproxima os órgãos de fiscalização dos empreendedores. “A meta é agilizar os processos de obtenção de alvará, mantendo o controle de qualidade e a segurança sanitária”, afirma.

A primeira etapa, iniciada em março de 2025, envolveu drogarias e dedetizadoras, e agora inclui atividades como fabricação de alimentos e serviços de saúde ambulatoriais com procedimentos cirúrgicos. Também passam para o município serviços de diagnóstico e imunização, entre outros considerados de maior risco.

Engelmann alerta que os empresários devem consultar a Vigilância antes de iniciar qualquer solicitação ou renovação de alvará. “É importante confirmar quem é o responsável e quais são os procedimentos corretos para cada serviço”, disse a supervisora.

Outras atividades, como clínicas odontológicas e serviços com maior probabilidade de causar danos à saúde humana, devem ser descentralizadas em 2026.

A Prefeitura vai oferecer também serviços online para ampliar agilidade, incluindo ampliação de atividades, mudança de endereço e atualização de responsável técnico.

O objetivo, segundo Engelmann, é equilibrar rapidez e segurança nos processos de licenciamento, sem comprometer a fiscalização. “Estamos capacitando a equipe para garantir que os serviços continuem seguros e eficientes”, explicou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min


Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min


Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025