Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 25 de Novembro de 2025

Noticias

Lucas do Rio Verde: Vigilância Sanitária realiza ação contra maus-tratos aos animais

02 de Dezembro de 2022 as 13h 00min

Equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso – Foto: Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de conscientização sobre maus-tratos de animais. A equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso, onde há maior fluxo de pessoas.

O objetivo é orientar moradores sobre o que pode ser considerado maus-tratos aos animais, além das sanções previstas em lei (Lei nº 2290), no caso de constatação de algum crime. No panfleto há informações sobre o que caracteriza maus-tratos, os deveres dos donos de animais domésticos e as sanções previstas em lei para as infrações cometidas contra os animais. As denúncias de maus-tratos devem ser realizadas no telefone de plantão da Vigilância Sanitária (65) 99226-7392, a equipe é responsável pela averiguação e procedência.

De acordo com coordenadora da Vigilância Sanitária, Nadielle Patrícia da Silva Cruz, a equipe deve estender as ações para escolas, pois entende que a conscientização é uma ferramenta importante. “É de extrema importância a conscientização sobre a causa animal, já fazemos o papel de fiscalização, mas a maior parceria da causa é a população consciente, que identifica essas situações e nos repassa para tomarmos providências. Os donos de animais domésticos precisam entender a responsabilidade que é cuidar do animal e a negligência ao cuidado correto pode ser classificada como maus-tratos”, explica.

O que se caracteriza como maus-tratos aos animais: mantê-los sem abrigo ou em lugares com condições inadequadas; privá-los de alimentos adequados e água; lesar ou agredir os animais e castigá-los fisicamente; abandoná-los; obrigá-los a trabalho excessivos ou superiores as suas forças; criar, expor ou mantê-los em recintos desprovidos de limpeza e desinfecção; utilizá-los em confrontos e/ou lutas; provocar envenenamentos; abusar sexualmente deles; enclausurá-los com outros animais que os molestam.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min


Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min


Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025