Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 09 de Julho de 2025

Noticias

Lucas do Rio Verde: Vigilância Sanitária realiza ação contra maus-tratos aos animais

02 de Dezembro de 2022 as 13h 00min

Equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso – Foto: Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de conscientização sobre maus-tratos de animais. A equipe entregou panfletos informativos nos comércios da Avenida Mato Grosso, onde há maior fluxo de pessoas.

O objetivo é orientar moradores sobre o que pode ser considerado maus-tratos aos animais, além das sanções previstas em lei (Lei nº 2290), no caso de constatação de algum crime. No panfleto há informações sobre o que caracteriza maus-tratos, os deveres dos donos de animais domésticos e as sanções previstas em lei para as infrações cometidas contra os animais. As denúncias de maus-tratos devem ser realizadas no telefone de plantão da Vigilância Sanitária (65) 99226-7392, a equipe é responsável pela averiguação e procedência.

De acordo com coordenadora da Vigilância Sanitária, Nadielle Patrícia da Silva Cruz, a equipe deve estender as ações para escolas, pois entende que a conscientização é uma ferramenta importante. “É de extrema importância a conscientização sobre a causa animal, já fazemos o papel de fiscalização, mas a maior parceria da causa é a população consciente, que identifica essas situações e nos repassa para tomarmos providências. Os donos de animais domésticos precisam entender a responsabilidade que é cuidar do animal e a negligência ao cuidado correto pode ser classificada como maus-tratos”, explica.

O que se caracteriza como maus-tratos aos animais: mantê-los sem abrigo ou em lugares com condições inadequadas; privá-los de alimentos adequados e água; lesar ou agredir os animais e castigá-los fisicamente; abandoná-los; obrigá-los a trabalho excessivos ou superiores as suas forças; criar, expor ou mantê-los em recintos desprovidos de limpeza e desinfecção; utilizá-los em confrontos e/ou lutas; provocar envenenamentos; abusar sexualmente deles; enclausurá-los com outros animais que os molestam.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

MT deve colher 54 milhões de toneladas de milho; falta de armazéns e preço em queda preocupam

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 06h 43min


Bens de construtora falida vão a leilão; imóveis somam mais de R$ 120 milhões

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 05h 44min


Soja avança 12% e ocupa mais de 52 milhões de hectares no país

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 04h 42min


Jornal Online

Edição nº1584 - 09/07/2025