Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 15 de Setembro de 2025

Noticias

Lucas lidera em Qualidade da Educação no Ranking de Competitividade de Municípios

10 de Setembro de 2025 as 04h 44min

3 escolas municipais foram premiadas pelos índices de alfabetização no 4º Prêmio Alfabetiza MT – Foto: Divulgação

Lucas do Rio Verde conquistou o 1º lugar em Mato Grosso em qualidade da educação, segundo o Ranking de Competitividades dos Municípios 2025, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Na região do Centro-Oeste, o município subiu cinco posições e passou a ocupar a 8ª colocação. Já no cenário nacional, o salto foi ainda mais expressivo: Lucas subiu 134 posições, ficando em 113º lugar. Além disso, o município luverdense ocupa o 3º lugar em acesso à educação no estado.

“A Secretaria de Educação expressa sua gratidão e reconhecimento aos professores, cuja dedicação e empenho fazem toda a diferença. São eles que, diariamente, oferecem um ensino de qualidade e condições para que os alunos avancem na aprendizagem, preparando-os para o futuro”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Neste ano, o levantamento analisou 418 cidades brasileiras, com objetivo de oferecer um panorama profundo e comparativo da gestão municipal, incentivar a competição saudável entre os municípios e fortalecer o papel da sociedade na cobrança por melhores serviços públicos.

Para avaliar os pilares de acesso e qualidade da educação, o CLP considerou os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

REFERÊNCIA NO ESTADO

A Educação de Lucas do Rio Verde segue alcançando resultados de excelência no cenário estadual. Recentemente, três escolas municipais foram premiadas pelo ótimo desempenho nos índices de alfabetização no 4º Prêmio Alfabetiza MT.

Ainda no que se refere à alfabetização, o município também ocupou posição de destaque no Indicador Criança Alfabetizada, superando a meta estipulada pelo Ministério da Educação para o ano de 2024 e chegando a 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados. Assim, Lucas se posicionou acima das médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%), ficando cada vez mais próximo de atingir a meta municipal para 2027, de 73,85%.

Já na última edição do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), a cidade luverdense conquistou a maior nota do estado relativa aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e a terceira maior avaliação relativa aos anos finais.

Resultados como esses são reflexos não apenas do constante investimento da gestão municipal em Educação, mas, sobretudo, da dedicação e do trabalho de excelência desenvolvidos diariamente pelos professores em sala de aula. É por meio de um ensino de qualidade que os mais de 14 mil alunos da rede municipal estão sendo preparados para construir um futuro repleto de oportunidades.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025