Noticias
Lucas: Prefeitura inicia trabalho técnico para fomentar a produção de mel
23 de Fevereiro de 2023 as 06h 13min

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde deu início, na última semana, ao trabalho de suporte técnico para os apicultores da agricultura familiar, através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Apicultura, que visa fomentar a produção de mel no município.
O projeto, que conta com a parceria da Empaer e do Sindicato Rural, através do Senar-MT, oferecerá capacitação aos apicultores luverdenses, por meio de cursos técnicos.
“Nosso objetivo é fomentar a produção de mel e, para isso, temos que formar os nossos profissionais. Realizaremos visitas técnicas nas propriedades rurais, com acompanhamento da Empaer, e daremos todo o apoio necessário para que Lucas do Rio Verde se torne referência no setor da apicultura”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
O secretário destacou ainda sobre a parceria com a Universidade La Salle, que contará em breve com uma unidade de referência técnica em Itambiquara, na fazenda escola, com alunos do curso de Agronomia. “Com a ajuda dos estudantes, teremos pesquisas importantes para o desenvolvimento do projeto, além de oportunizar o estágio e experiência para os eles”.
A princípio, 10 apicultores e 15 apiários estão participando no programa, que tem duração de três anos, e, desde 2015, apresenta novas tecnologias e formas de manejo para o agricultor aumentar a sua produtividade e renda. Para levar essas ações até os municípios de Mato Grosso, a ATeG conta com técnicos de campo credenciados. Em Lucas do Rio Verde, quem acompanhará os apicultores no período do programa será o zootecnista Sidnei Miranda.
“O objetivo é atender até 30 apiários, sendo dois visitados por dia, para que tenhamos tempo para conversar sobre a parte técnica, abrir as colmeias, e ouvir as demandas. Já a parte gerencial, nós vamos iniciar com o levantamento que o produtor tem em mãos, fazendo um inventário de todo o material apícola, para que, em cima disso, a gente possa fazer um planejamento de crescimento e de aumento de produção”, explica o zootecnista.
Para saber mais informações sobre o programa ou como a propriedade rural pode participar, os interessados devem comparecer à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Paço Municipal.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Abates de bovinos devem atingir recorde em 2025 antes de retração em 2026
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 10h 15min
Intensificado trabalho de recuperação de vicinais em Sinop
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 09h 14min
SpaceX completa 300 missões da Starlink com envio de satélites
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 08h 13min