Noticias
Lucas: produtores participam de encontro sobre pitaya em Tangará da Serra
11 de Março de 2022 as 14h 00min
Produtores estiveram conhecendo sobre a pitaya – Foto: Anderson Lippi
Ainda pouco conhecida, a pitaya vem sendo utilizada na fabricação de vinhos, sucos, drinks, chás, doces e outros.
A exploração da fruta e suas variedades foram discutidas em um encontro técnico, em Tangará da Serra, na última semana.
Produtores de Lucas do Rio Verde estiveram no evento a partir do incentivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento foi promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Ao todo, 11 agricultores luverdenses participaram do dia de campo na última semana. Durante o evento, os produtores conheceram os detalhes sobre os materiais genéticos da fruta, além de técnicas de manejo, plantio, tratos culturais, adubação, entre outros.
Em Mato Grosso, dentre as variedades, a Embrapa apontou cinco espécies propícias para o estado, sendo elas: BRS - Lua do Cerrado, Luz do Cerrado, Minipitaya do Cerrado, Granada do Cerrado e Mbar do Cerrado.
“É possível que nós, aqui de Mato Grosso, possamos desenvolver a cultura da pitaya e exportar para outros estados, visto que existe carência na oferta desse tipo de fruta em outras regiões do país”, destacou o secretário adjunto do Estado de Agricultura Familiar, Clovis Figueiredo Cardoso.
Ivo Casonato, agricultor de Lucas do Rio Verde, produz mandioca, maracujá, abóbora, milho verde, entre outros. Ele iniciou o plantio de Pitaya, mas sem as devidas informações, o resultado não foi o esperado. Ciente que a produção será promissora, ele aproveitou o encontro para se capacitar sobre as técnicas corretas de manejo da fruta. “Foi muito bom esse dia de campo, a organização está de parabéns”, agradeceu o agricultor.
Com 500 pés de pitaya plantados em sua propriedade, o luverdense Altamir Zilliotto colhe por temporada cerca de 100 a 200 kg da fruta. Segundo ele, a meta é plantar mais 1,2 mil mudas. O agricultor aproveitou o encontro para aprimorar os seus conhecimentos. “Sempre é bom participar, pois tem esses procedimentos novos e a gente vai aprendendo cada vez mais”.
A ida dos produtores até Tangará da Serra foi possível após a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, que viabilizou o transporte para os participantes.
“Essa parceria da prefeitura para levar os agricultores para esse encontro foi muito importante no sentido de mostrar esses novos horizontes de produção. Acredito que a partir de agora, muitos produtores terão um novo olhar para essa fruta”, destacou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Safra de grãos deve bater recorde com alta de 11,9%
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 08h 22min
Prêmio Aprosoja MT de Jornalismo terá viagem aos EUA como premiação master
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 06h 12min
Prazo para gerar guia e concorrer a R$ 30 mil termina semana que vem
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 04h 13min
