Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 10 de Dezembro de 2025

Noticias

Lucas recebe prêmio nacional por boas práticas no Programa Lixo Zero

10 de Dezembro de 2025 as 04h 40min

Paço Municipal, autarquia Saae e iniciativa privada – Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde recebeu em Brasília o prêmio Cidades Lixo Zero, em reconhecimento às boas práticas adotadas para a destinação correta dos resíduos sólidos.

No município, 24 escolas implementaram o Programa Lixo Zero, envolvendo mais de 14 mil alunos em ações de conscientização sobre desperdício de alimentos, compostagem e reciclagem de materiais que antes seguiam para o aterro sanitário, gerando alto custo para a gestão. As unidades de ensino também mantêm hortas com participação ativa dos estudantes.

O Museu do Cerrado,  também é um espaço de promoção de educação de ambiental com atendimento de mais 500 alunos por mês. No local a secretaria desenvolve diversos trabalhos envolvendo estudantes e a comunidade luverdense.

“Concorremos com importantes centros que também realizam um bonito trabalho Brasil afora e Lucas foi agraciada com a premiação Cidades Lixo Zero. Essa conquista reconhece as boas práticas nesse movimento tão importante. Desde as ações na educação básica até o que ocorre no Paço Municipal e no Saae, o poder público demonstra que todos estão engajados na causa”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Para a administração municipal, o prêmio representa a valorização do trabalho desenvolvido com a introdução da metodologia Lixo Zero, que busca estabelecer um novo modelo de gestão de resíduos.

“É motivo de muita alegria receber esse prêmio nacional Cidades Lixo Zero, é um orgulho para nós luverdenses. O projeto Lixo Zero aqui no município, já é um sucesso por estar presente em todas as escolas do município. Então, é um momento importante porque é a conscientização dos alunos quanto a separação correta dos resíduos, é um aprendizado que com certeza vai virar uma cultura ao longo do tempo”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Para ele, esse prêmio vem exatamente de encontro com o o Pacto pela Inovação, que prevê fazer do município referência em economia verde nos próximos dez anos. “Então, agradecer a participação da equipe, da Secretaria de Meio Ambiente, através do secretário Felipe Palis, e também agradecer as escolas que aderiram a esse projeto importante. É um excelente prêmio que nos motiva para continuar fazendo esse projeto a cada dia, a abranger mais espaços, como instituições, como empresas, a iniciativa privada”.

A equipe da Pasta também celebrou o reconhecimento, que reforça que Lucas do Rio Verde está trilhando um caminho sustentável para o manejo de resíduos. “Quero deixar registrado meu agradecimento a toda a equipe. Esse trabalho é construído a muitas mãos em nível municipal. O prêmio nos dá fôlego, mostra que estamos no caminho certo e valoriza o bom trabalho que vem sendo realizado. É uma injeção de ânimo para todos nós seguirmos avançando”, completou o secretário Felipe.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Valorização da arroba do boi impulsiona investimentos em recuperação de pastagens

Publicado em 10 de Dezembro de 2025 ás 05h 41min


Recepcionistas das UBS em Sorriso passam por capacitação

Publicado em 09 de Dezembro de 2025 ás 18h 33min


Biotecnologia avança no cultivo de trigo e amplia ganhos de produtividade

Publicado em 09 de Dezembro de 2025 ás 17h 33min


Jornal Online

Edição nº1692 - 10/12/2025