Noticias
Lucas: reciclagem evitou que mais de 1,2 mil toneladas de lixo fossem para a natureza
05 de Janeiro de 2023 as 06h 46min

O sistema de reciclagem de Lucas do Rio Verde vem rendendo bons frutos, seja no quesito preservação ambiental ou nos benefícios para a economia local.
Esse ano, 1.217 toneladas de materiais foram recicladas pelos trabalhadores do Ecoponto e deixaram de ir para a natureza, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia que administra a coleta de resíduos.
Graças ao modelo “duplo” de contentores, em que o laranja serve para a destinação de lixo úmido e o azul para descarte dos itens que podem ser reciclados, os indicadores vêm apresentando significativa melhora. Em relação ao ano de 2021, o Município reciclou 102 toneladas a mais em 2022.
Responsável pela separação e comercialização dos materiais, a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde, a Acorlucas, envia a coleta para diferentes regiões do país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, papelão e o plástico pet viram nova matéria-prima para a fabricação de outros produtos.
Mato Grosso do Sul recebe, além do papelão, plástico dos tipos mole (usado na produção de sacolas) e duro (como as embalagens de produtos de limpeza). Com o maior volume entre todos os materiais, o papelão também segue para ganhar um novo uso em São Paulo. Já os itens em metal, como ferro e alumínio, são comercializados no município vizinho, em Sorriso.
Esses números representam a média de 6,19% de material reciclado em relação a todo o lixo produzido na cidade, conforme o coordenador de resíduos do Saae, responsável pelo Ecoponto, Jailton Marques. Atualmente, 16 trabalhadores realizam a separação dos materiais.
“É um trabalho de formiguinha, que cada um precisa fazer sua parte. Estamos melhorando, muita gente está ajudando. Precisamos lembrar que a separação não é para o Saae ou somente para os cooperados que trabalham no Ecoponto, mas para as futuras gerações também. Queremos incentivar as pessoas a melhorarem cada vez mais”, disse Jailton.
A novidade prevista para esse ano é a reestruturação do Ecoponto, ampliando as dependências do galpão de separação dos materiais e, consecutivamente, a capacidade de armazenagem dos itens da reciclagem. As melhorias incluem também mudanças no escritório, balança de pesagem, rampa de transbordo para o lixo úmido e local para armazenamento e conserto dos contentores.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min