Noticias
Luciene Carvalho é homenageada em sarau em Cuiabá neste sábado
05 de Novembro de 2022 as 14h 00min
Entrada no evento é gratuita – Foto: Karen Malagoli
Poesia, dramaturgia, música, performance são algumas das expressões artísticas de Luciene Carvalho, que escolheu a ‘palavra’ como ofício. Nascida em um Mato Grosso ainda unificado, em Corumbá, é cuiabana desde 1974 e a primeira mulher negra e periférica a compor a Academia Mato-grossense de Letras.
Tamanha a sua representatividade que é a homenageada para a nova ação cultural da Assembleia Social (Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso): o Sarau Luciene Carvalho, com primeira edição neste sábado (5), a partir das 18h30, no Quilombo de Quintal, na Rua Feliciano Galdino, 734, bairro Porto, em Cuiabá, com entrada gratuita.
O local é a própria casa de Luciene Carvalho, um dos característicos quintais cuiabanos, onde ela e os seus estabeleceram quilombo: espaço de acolhida, de fortalecimento e de união de pessoas pretas, pobres, artistas. O bairro não poderia ser mais poético: Porto tem dimensão histórica, é chegada e comunicação (pelos rios) e representa colo, tranquilidade, repouso.
Para receber o público, haverá uma performance que mescla as poesias de Luciene Carvalho com as músicas interpretadas por Rita Cássia e Matheus Farias. Em seguida, o microfone fica aberto para quem quiser apresentar sua arte (música, poesia, teatro, dança...). Comidas e bebidas serão vendidas por microempreendedores da região.
“Eu sempre vejo o quanto a poesia é plástica e agora ela vai tomar forma de um quintal de acolhimento. Eu estou muito completada quando eu vejo o lugar de meus ancestrais virando espaço de acolhimento de amantes da poesia. Eu queria muito que o quintal fosse um 'quintal', que não tivesse demasiada maquiagem, que fosse tudo muito verdadeiro e que as pessoas possam usufruir um espaço do tempo, de uma cultura, de uma arte que tem sabor próprio”, reflete Luciene sobre o evento, bastante emocionada.
Sarau é atividade milenar que agrega reunião, troca de experiências e muita arte. Alguns estudiosos apontam que a origem da palavra venha do francês soirée (reunião noturna), do latim serotinus (pela tarde) ou do galego serao (anoitecer). Por isso, a escolha do horário do 1º Sarau Luciene Carvalho, ‘de noitinha’, às 18h30.
A iniciativa é da Assembleia Social, coordenadoria da ALMT que visa promover ações de resgate da cidadania e de incentivo à cultura. O novo projeto atende a alguns objetivos do setor, como valorização à produção cultural mato-grossense, formação de plateia e acesso popular a atividades artísticas.
HOMENAGEADA
Luciene Carvalho é poeta nascida em Corumbá e tem 14 livros publicados, a maioria de poesias. Foi eleita e empossada na Academia Mato-grossense de Letras em 2015, cerimônia com grande participação de jovens negros das artes de rua.
A multiartista é também diretora de Teatro, formada pela MT Escola de Teatro (Unemat, campus Cuiabá), é personagem de uma cinebiografia da cineasta Juliana Curvo (Luciene, MT, 2020, 73 minutos), gravou um CD de poesia declamada dialogando com o rap, tem algumas publicações, experimentou parcerias de artes visuais, inspirou espetáculos de dança e de teatro, é tema de pesquisas acadêmicas, entre outros registros artísticos ou científicos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
