Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

MÉDIO ARAGUAIA: Estiagem faz ritmo de plantio diminuir

Estiagem fez plantio de soja dar uma pausa

11 de Novembro de 2020 as 12h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

No Média Araguaia, a estiagem dos últimos dias levou alguns produtores a fazerem uma pausa no plantio da soja. O déficit hídrico diminuiu o ritmo do plantio. As lavouras já semeadas também precisam de chuvas para não haver prejuízos na germinação e desenvolvimento da oleaginosa.

Apesar da diminuição das chuvas, de maneira geral o ritmo de plantio está mais avançado em comparação aos anos anteriores em Canarana. Conforme o engenheiro agrônomo Pércio Cancian, boa parte dos produtores já conseguiram encerrar o plantio na área destinada e na janela adequada. “Então, a área para safrinha, em especial de milho, já está praticamente definida e será em torno de 100 mil hectares”, completa.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, ao menos 180 mil dos 300 mil hectares previstos, já foram semeados. Contudo, alguns talhões de lavoura germinaram com problemas devido à falta de chuva e à qualidade inferior de algumas sementes.

Em Nova Xavantina, a semeadura da soja parou nos últimos dias devido ao déficit hídrico nas lavouras do município. Segundo Endrigo Dalcin, presidente do Sindicato Rural, somente 30% (20 mil ha) da lavoura destinada ao plantio da oleaginosa foi semeada.

A falta de chuvas impediu a aceleração dos trabalhos das plantadeiras. As lavouras já plantadas também precisam de chuva até hoje para evitar prejuízos na germinação e desenvolvimento das plantas.

Veja Mais

Sinop fecha com técnico Charles Araújo para a Segunda Divisão

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Comitiva vai aos EUA para imersão sobre as técnicas e inovações de irrigação

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Senado aprova isenção de IR para quem ganha até 2 salários mínimos

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 10h 49min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024