Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Mãe do ex-governador Dante de Oliveira morre aos 104 anos

13 de Janeiro de 2026 as 07h 13min

Mãe de Dante de Oliveira faleceu aos 104 anos – Foto: Divulgação

A mãe do ex-governador Dante de Oliveira, dona Maria Benedita Martins de Oliveira, morreu segunda-feira (12) aos 104 anos. O advogado Luiz Artur Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Luluca Ribeiro e sobrinho de Dante, confirmou que Maria Benedita morreu de causas naturais. “Ela só deitou e descansou. Não estava doente nem nada”, disse. Velório e sepultamento acontecem ontem. Ela foi enterrada no Cemitério da Piedade, em Cuiabá.

O ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD) lembrou em uma postagem nas redes sociais da contribuição de Maria Benedita na história do estado. “Ela nos deixa um legado formado por uma trajetória de superações. Aos familiares e amigos, externo meu sentimento de pesar e solidariedade na certeza de sua boa acolhida nos braços do Pai”, contou.

Em nota, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, lamentou a morte. “Desejo conforto e serenidade para enfrentar a perda, e presta homenagem à memória de Maria Benedita, cuja longa vida foi marcada pelo exemplo, pela dedicação à família e pelo legado humano deixado às gerações seguintes”, disse.

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) disse, nas redes sociais, que recebeu a notícia com tristeza. “Deixo meus sentimentos à família e aos amigos, com o desejo de que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil”, afirmou.

Já o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) destacou, em nota, a trajetória dela em apoiar os familiares mesmo dizendo não gostar de política e sua relação com a capital cuiabana. “Ao longo de mais de um século de vida, foi exemplo de coragem, perseverança e amor, reunindo gerações em torno de valores como união, respeito e responsabilidade com o próximo. Seu legado ultrapassa os laços familiares e se confunde com a própria história de Cuiabá, cidade onde viveu, criou seus filhos e se tornou uma figura querida e respeitada”.

‘DIRETAS JÁ’

Maria de Oliveira é mãe do ex-governador Dante de Oliveira, que governou Mato Grosso entre 1995 e 2002. O político ficou conhecido pela autoria da emenda constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente da república, no movimento que resultou na campanha das ‘Diretas Já'.

Ele também foi prefeito de Cuiabá três vezes, deputado federal por Mato Grosso, deputado estadual e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário. Dante morreu em 2006, aos 54 anos, após passar mal em casa e ser internado com pneumonia. Maria Benedita contraiu Covid-19 duas vezes, entre 2020 e 2021.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026