Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 20 de Outubro de 2025

Noticias

Mão de obra e custos são os principais desafios do produtor

02 de Junho de 2023 as 12h 49min

Pesquisa revela ainda que a internet é o canal mais utilizado na busca de informações – Foto: Leandro Balbino

A mão de obra e os custos operacionais, somados ao clima, são considerados os principais desafios da agricultura e pecuária em Mato Grosso na avaliação dos produtores. É o que aponta a pesquisa “Perfil e Hábitos dos Produtores Rurais em Mato Grosso”, divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O levantamento faz parte de um projeto realizado pelo instituto há três anos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), ao qual se buscou caracterizar o perfil das propriedades, dos produtores e o perfil tecnológico no estado, distinguindo agricultores e pecuaristas.

Ao todo 790 produtores rurais foram ouvidos em Mato Grosso, dos quais 50,38% agricultores e 49,62% pecuaristas. Tais produtores entrevistados representam uma área de 1,98 milhão de hectares.

O estudo foi apresentado durante live realizada pelo Imea. Nela foram mostrados que a mão de obra lidera como principal desafio enfrentado em Mato Grosso para 44,47% dos produtores entrevistados na agricultura e 11,22% na pecuária.

Os custos operacionais vêm em seguida na opinião de 35,43% dos agricultores e 9,44% dos pecuaristas, enquanto o clima aparece em terceiro lugar para 30,65% dos agricultores e 6,89% dos pecuaristas.

De acordo com a pesquisa, mais de 90% dos produtores rurais entrevistados afirmaram ter realizado algum tipo de investimento nas propriedades nos últimos três anos. Entre os principais estão aquisição de maquinários e benfeitorias nas propriedades. Na pecuária entre os destaques encontra-se ainda a manutenção/reforma de pastagens.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 12h 52min


Soja e biodiesel devem impulsionar o PIB do agronegócio com alta de 11,29%

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 10h 50min


Lipedema x Celulite: entenda as diferenças e saiba como tratar

Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 08h 49min


Jornal Online

Edição nº1656- 18a20/10/2025