Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Junho de 2026

Noticias

Maçã e gergelim brasileiros avançam no mercado indiano

01 de Agosto de 2021 as 08h 00min

Canarana é o maior produtor de gergelim do país – Foto: Divulgação

A Índia se tornou o maior destino para a maçã brasileira em 2021, e o gergelim, que teve o mercado aberto no ano passado, já tem no país sul asiático o principal importador.

A Índia apresentou um expressivo aumento das importações de maçã embarcadas, principalmente, dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No período de janeiro a junho, as exportações para aquele país oriental foram de US$ 19,03 milhões, quase quatro vezes mais que o exportado no mesmo período de 2020 (US$ 4,9 milhões).

Este valor representa 27% das vendas nacionais da fruta. Um total de 23,4 mil toneladas de maçã foram exportadas para a Índia de janeiro a junho.

“O potencial de aumento das importações do agro brasileiro pela Índia é expressivo. Por isso, é importante incentivar a participação do setor privado em ações de promoção comercial no país asiático”, avalia Jean Marcel Fernandes, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura.

As importações globais indianas têm crescido havendo ainda espaço para o Brasil aumentar ainda mais suas vendas para a Índia nos próximos anos. A população da índia chega perto de 1,3 bilhão de habitantes, de acordo com a estatística do Banco Mundial (2019).

GERGELIM
O Brasil obteve a autorização para exportar gergelim para a Índia em janeiro do ano passado, sendo que os primeiros carregamentos começaram a chegar no segundo semestre, tendo finalizado o ano com cerca de US$ 17 milhões de exportação do produto, mostrando o alto potencial desse mercado para o Brasil. Em 2021, as exportações já somam até junho cerca de US$ 4 milhões, mas as vendas se concentram no segundo semestre, após a colheita da safrinha.

O gergelim é cultivado, principalmente, no Mato Grosso, onde se tornou uma importante opção para a safrinha após a colheita da soja. Canarana é o maior produtor nacional de gergelim. A Índia é um grande produtor e exportador de gergelim, no entanto, importa o produto para processamento durante a entressafra.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja: sementes de alta tecnologia podem elevar produtividade em até 15%

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 06h 18min


Levantamento testa cenário com Emanuel Pinheiro e mostra Fagundes na liderança

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 04h 12min


Alerta nacional na Argentina: o que se sabe sobre o sumiço de uma cápsula de césio-137

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 17h 42min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026