Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 13 de Abril de 2026

Noticias

Maioria das indústrias buscou inovar durante a pandemia

20 de Outubro de 2021 as 15h 00min

Produzir com menos custos é uma das metas das empresas – Foto: Divulgação

A pandemia levou grandes e médias indústrias a investir em processos de inovação para aumentar a competitividade. É o que aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, oito em cada dez indústrias inovaram e viram crescer a produtividade e os resultados financeiros.

O levantamento teve por objetivo mapear a percepção de executivos de empresas no Brasil sobre o atual cenário de inovação dentro e fora das principais companhias em atividade no país. Foram entrevistados executivos de 500 indústrias durante o mês de setembro e a amostragem foi controlada por porte das empresas (médias e grandes) e setor de atividade.

Do total de empresas industriais de médio e grande porte, 88% promoveram alguma inovação durante a pandemia de covid-19, como forma de buscar soluções para a crise imposta pelo contexto sanitário.

“Dentre o total de empresas ouvidas, 80% registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade decorrentes de inovações. Outras 5% tiveram dois desses ganhos e 2%, um ganho. Apenas 1% das indústrias brasileiras inovou e não viu nenhum incremento em seus resultados. Os dados mostram que somente 13% dos executivos entrevistados disseram que suas empresas não inovaram durante a pandemia”, informou a CNI.

O levantamento indica, também, que 51% das indústrias não possuem setor específico voltado para a renovação. Os dados apontam, ainda, que 63% das empresas pesquisadas não têm orçamento reservado para inovação e 65% não dispõem de profissionais exclusivamente dedicados a mudanças.

Fonte: DA REPORTAGEM – com Agência Brasil

Veja Mais

Governo investe R$ 105 milhões em aeroportos de Mato Grosso

Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 08h 54min


STF deve mediar solução para impasse territorial entre Mato Grosso e Pará

Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 06h 51min


Aumento do teto do MEI incentiva formalização, diz Sebrae

Publicado em 13 de Abril de 2026 ás 04h 43min


Jornal Online

Edição nº1776 - 11a13/04/2026