Noticias
Mais de 70 municípios protestam contra redução de 35% no repasse
31 de Agosto de 2023 as 18h 36min

Mais de 70 municípios de Mato Grosso protestaram, na quarta (30), contra a redução de 35% nas verbas federais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O movimento acompanha uma manifestação nacional. O Ministério da Fazenda não se manifestou até o fechamento desta edição.
Apesar da receita ter diminuído, as despesas nas contas públicas continuam em crescimento, como o pagamento de pisos salariais, recomposição salarial dos servidores, despesas de custeio, defasagem de programas federais, de acordo com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
As prefeituras publicaram decretos suspendendo atividades administrativas, mas com a manutenção de atendimentos essenciais, com objetivo de não prejudicar a população. Segundo a associação, o primeiro repasse do FPM de julho aos municípios do estado apresentou uma redução de 35,30% em relação ao mesmo período de 2022.
No primeiro repasse de agosto houve queda de aproximadamente 24%. Já no acumulado mensal de julho e agosto foram mais de 20% de queda do fundo. Para a associação, uma das prioridades do movimento municipalista é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), nº 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% do FPM no mês de março, garantindo um adicional de R$ 11,3 bilhões aos municípios no país.
A inclusão de propostas dos municípios no texto da Reforma Tributária foi feita para garantir imunidade tributária plena, equilíbrio tributário, entre outras medidas que preservem a autonomia dos municípios, segundo a AMM.
Entre os municípios que aderiram estão Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Itanhangá, Itaúba, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Tabaporã e União do Sul.
CRITÉRIOS
DO FUNDO
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) atende aos critérios de distribuição, que são: o fundo é resultado da arrecadação federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A fatia destinada ao fundo desses recursos é de 22,5%.
Cada município tem direito a uma parcela do montante. Os recursos entram para o Orçamento dos municípios e podem ser utilizados pelos prefeitos.
Para municípios com menos de 142.633 habitantes, o tamanho da população é utilizado para o cálculo de um coeficiente, que será levado em conta para a distribuição do dinheiro.
Quanto menor a população, menor o coeficiente e menor o valor do repasse realizado pela União.
Essa parcela de municípios, classificada como "interior", representa quase 87% dos recursos distribuídos pelo fundo.
Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT
Veja Mais
Reino Unido: maioria dos funcionários já usa IA sem o patrão saber
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Sinop participa de capacitação que discute trabalho infantil
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 10h 50min
Doação em vida é alternativa para sucessão e perpetuidade
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 08h 48min