Noticias
Mandioca: agricultores preservam diversidade genética
18 de Julho de 2023 as 12h 36min

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) caracterizou a divergência genética de etnovariedades de mandioca cultivadas por agricultores em 10 municípios próximos à rodovia BR-163, no Norte e Médio Norte de Mato Grosso.
O estudo avaliou 68 etnovariedades coletadas em áreas de agricultores que atendem ao mercado consumidor de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.
Os pesquisadores utilizaram critérios como massa fresca da parte aérea, número de raízes por planta, produtividade de raízes, massa fresca da raiz comercial, diâmetro da raiz e comprimento de raiz para avaliar as etnovariedades.
A partir dos dados quantitativos, foi criada uma matriz de dissimilaridade e aplicados os métodos de agrupamento hierárquico UPGMA e otimização de Tocher. Essas abordagens revelaram a existência de diversidade genética e permitiram agrupar as etnovariedades de acordo com suas similaridades. O método UPGMA resultou em cinco grupos, enquanto o método de otimização de Tocher formou dez grupos.
Foi observada uma variação significativa na divergência genética entre as etnovariedades, indicando um alto potencial para uso em programas de melhoramento genético. A pesquisa destacou que a massa fresca da parte aérea foi a característica que mais contribuiu para a divergência das etnovariedades.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min
MT amplia aposta em inovação e tecnologia
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min